A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Grupo de Pesquisa em Educação Científico-Tecnológica e Cidadania e do Centro de Educação e Tecnologia Assistiva (Ceta), realizarádois eventos no Câmpus Universitário de Sinop para apresentar à comunidade orientações básicas sobre os métodos de atendimento a alunos com deficiência visual, surdez e dislexia.
Os cursos são gratuitos e abertos para toda a comunidade, porém as vagas são limitadas e os interessados deverão inscrever-se na sala do Ceta na Casa Brasil da Unemat, das 08h às 11h. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3511-2153.
PROGRAMAÇÃO
1º ENCONTRO: SÁBADO, DIA 11 DE NOVEMBRO
‘Orientações básicas de como trabalhar com deficientes visuais em sala de aula’
30 vagas, inscrições até 11 de novembro
Palestrantes:
Professora Clélia Malaquias, pedagoga, com curso de aperfeiçoamento no Instituto Benjamin Constant (IBC), com experiência no atendimento a alunos deficientes visuais/cego
Professora Maria Angélica Dornelles Dias, psicóloga e mestre em Educação
Carga Horária:8 horas
O encontro será realizado das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30
Atividades:Discussão sobre a deficiência visual (cegueira e visão subnormal), legislação e discussão teórica e prática sobre o conceito de orientação e de mobilidade com técnicas, entre outras, de proteções, guia vidente, bengala longa e como trabalhar com o deficiente visual em sala de aula
2º ENCONTRO: SÁBADO, DIA 25 DE NOVEMBRO
‘Orientações básicas de como atender alunos surdos e disléxicos em sala de aula’
30 vagas, inscrições até 24 de novembro
Palestrantes:
Professora Maria Angélica Dornelles Dias, psicóloga e mestre em Educação
Professora Ademilde Kato, pedagoga e mestre em Educação
Professora Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier, graduada em Letras e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e mestre em Linguística
Boninne Monalliza Brun Moraes, fonoaudióloga e mestranda do curso de Pós-Graduação em Letras da Unemat em Sinop
Todas com experiências no atendimento aos alunos surdos, disléxicos ou com distúrbios de aprendizagem
Carga Horária:8 horas
O encontro será realizado das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30
Atividades:Discussão teórica sobre conceitos de dificuldades e distúrbios de aprendizagem, anatomia e fisiologia auditiva, desenvolvimento do comportamento auditivo, fundamentos do desenvolvimento e aquisição da linguagem, desenvolvimento da leitura e escrita da pessoa surda, distúrbios da linguagem escrita, da oralidade e distúrbios da aprendizagem com enfoque na dislexia objetivando um melhor atendimento do aluno surdo e disléxico em sala de aula