Lâmpada LED gera dúvida no consumidor

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Lâmpada LED gera dúvida no consumidor

Com a extinção das lâmpadas incandescentes, o consumidor vê as lojas dominadas pelas lâmpadas LED. Apesar do LED ser uma alternativa mais econômica, confunde quem quer trocar a iluminação devido à variedade de marcas e informações divergentes.

A falta de certificação mantém produtos parecidos que prometem luminosidades diferentes. Enquanto uma marca tem um modelo de 10W que indica substituir a incandescente de 60W, outra apresenta um produto de 9W que afirma ser equivalente a 100W na embalagem.

“O consumidor está acostumado a comprar lâmpada pela potência, mas isso não indica o quanto uma lâmpada ilumina, só faz o relógio girar”, afirma a coordenadora de marketing da Lâmpadas Golden, Renata Pilão. Segundo a especialista, o fluxo luminoso, medido em lúmens, é o que realmente ilumina. Um exemplo é a lâmpada LED de 10W, que possui 840 lúmens, a mesma quantidade que a incandescente de 60W.

“Quando o consumidor passa a observar o fluxo luminoso, consegue comparar os modelos concorrentes e escolhe um produto mais eficiente”, diz Pilão. A orientação também é verificar a eficiência luminosa da lâmpada, expressa em lúmens/ Watts (lm/W) ou obtida pela divisão do fluxo luminoso pela potência.

O Inmetro publicou em março duas portarias para regulamentar as lâmpadas LED no Brasil. A partir de dezembro deste ano, fabricantes e importadores devem começar a se preparar para que, em 2017, o consumidor só obtenha produtos certificados na prateleira, com selo do Inmetro.

Orientações

O consumidor está acostumado a comprar a lâmpada pela potência, em Watts, achando que ela indica o quanto ele terá de luz. Na realidade, potência é o gasto de energia e quanto maior ela for, maior será a conta no final do mês. Já o quanto a lâmpada realmente ilumina é mostrado pelo fluxo luminoso, medido em lumens.

O consumidor deve estar atento aos seguintes passos para não comprar gato por lebre:

A embalagem deve mostrar o fluxo luminoso e a durabilidade, mas nem todas as marcas indicam esses valores.
Na loja, compare o fluxo luminoso e escolha modelos que possuam um número de lúmens aproximado. Atente-se para outros detalhes, como a cor da luz, soquete, etc.

Cuidados:

A certificação ainda não entrou em prática, portanto, os produtos não devem exibir etiqueta de eficiência energética. Desconfie de qualquer etiqueta sem o símbolo do Inmetro.

O consumidor está melhor informado se tiver o fluxo luminoso e a durabilidade da lâmpada expressas na embalagem.

+ Acessados

Veja Também