Hábitos saudáveis nessa quarentena

Picture of Redação PH

Redação PH

Hábitos saudáveis nessa quarentena

Compartilhe:

 Cozinhe sua própria comida
Pode ser mais prático comprar refeições prontas, mas aproveite que você está em casa para cozinhar, mesmo que sobre pouco tempo disponível para isso. A Organização Mundial da Saúde incentiva a prática e recomenda usar a internet para encontrar receitas saudáveis, de acordo com o gosto e as habilidades de cada um. No mínimo, você evita o sódio, as gorduras saturadas e os conservantes usados em excesso nos produtos industrializados.
Compre apenas o necessário
Estocar uma grande quantidade de comida, como muita gente tem feito, acaba incentivando um consumo maior dentro de casa, ainda mais com a ansiedade gerada pela pandemia. É mais indicado fazer um planejamento das principais refeições e comprar apenas o necessário para até quinze dias, uma vez que esse é o tempo de isolamento no caso de infecção pelo vírus. Antes de fazer compras, verifique a despensa para usar o que você tem em casa. Compre pela internet ou escolha horários em que o supermercado possa estar mais vazio.


Higienize bem os alimentos Ao chegar em casa de volta do supermercado, siga os cuidados de higienização pessoal e das sacolas – use ecobags laváveis, de preferência. Em seguida, inicie a higienização das embalagens e dos alimentos. Acompanhe as recomendações da Associação Brasileira de Nutrição: ● Limpe as embalagens (latas, vidros, bandejas) dos alimentos industrializados com água e sabão ou álcool 70%, antes de guardar nos armários. ● Higienize frutas, verduras e legumes crus em água corrente e, depois, deixe de molho em hipoclorito de sódio ou em água sanitária (específica para alimentos) diluídos em água, sempre seguindo as orientações de quantidade e tempo apresentadas no rótulo do produto. ● Guarde os alimentos que serão armazenados na geladeira em potes fechados ou sacos adequados. As frutas que vão para a fruteira devem ser higienizadas novamente antes do consumo.

Organize a geladeira

Mais importante do que não exagerar nas compras é armazenar os alimentos na geladeira de forma correta para que não estraguem antes da hora , gerando desperdício. Atenção à data de validade: deixe os itens que estão mais próximos do vencimento na frente dos demais. Organize também o freezer: lotar demais esse compartimento entope a circulação de ar do aparelho e pode fazer com que tudo descongele e estrague.

  Mantenha sob refrigeração As sobras das refeições, guardadas em potes com tampa, duram até 3 dias sob refrigeração. Cascas e talos das verduras e dos legumes podem ser colocados num mesmo pote, dentro da geladeira, para serem utilizados no preparo de caldos, sopas e temperos.   Mantenha congelado Congele pães já fatiados, frutas em pedaços e legumes cozidos. Você pode separá-los em porções, em sacos próprios para alimentos, potes ou vidros com tampa. Cozinhe feijões e outras leguminosas e congele em porções, em potes ou vidros com tampa. Dobre a receita e congele uma parte para uma próxima refeição.  

  • Beba bastante líquido. Mesmo em casa, cuide da hidratação. Beba água pura, água saborizada (acrescente rodelas de frutas e hortelã), infusão de ervas (sem açúcar). Evite ao máximo consumir refrigerantes e sucos industrializados.

  • Consuma grãos integrais. Ricos em fibras, os grãos são importantes para manter o intestino saudável e aumentar a sensação de saciedade.

  • Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas. A medida reduz o risco de dependência e enfraquecimento do sistema imunológico, que pode ocorrer com o consumo excessivo de álcool.

  • Evite a adição de açúcar e use o mínimo de sal. São ingredientes que, em excesso, inflamam o organismo e contribuem com a retenção de líquido, respectivamente. Frutas desidratadas e ervas frescas ou secas substituem esses ingredientes nas receitas.

  • Corte frituras e o excesso de óleo nas preparações. Melhor grelhar em frigideira apenas untada com óleo, assar ou cozinhar no vapor.

  • Controle o tamanho das porções. O excesso pode desequilibrar os níveis de colesterol e elevar o risco de diabetes. Continue consumindo apenas o necessário, até porque ninguém sabe exatamente a data final da pandemia.

    O distanciamento social e a tensão constante provocada pela pandemia do novo coronavírus, que tem nos mantido muito mais tempo dentro de casa, pode nos deixar mais ansiosos e com vontade de comer, mesmo quando não se está com fome. É importante prestar atenção nos sinais e tentar manter a disciplina, com uma boa alimentação. Além disso, procure atividades que lhe sejam prazerosas e exercite seu corpo para gastar energia e não cair no sedentarismo.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também