Prefeito de Dom Aquino vai recorrer de condenação por campanha para quitação de IPTU

Redação PH

Redação PH

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato

Prefeito de Dom Aquino vai recorrer de condenação por campanha para quitação de IPTU

O prefeito do município de Dom Aquino vai recorrer da decisão em 1ª instância da juíza Luciana Braga Tomazetti, titular da Comarca da cidade, que condenou o gestor perda o cargo público e multa.

Na descrição do processo 101-59.2017.811.0034, a magistrada entendeu que o administrador público cometeu crime de improbidade administrativa ao promover uma campanha renegociação de dívidas tributárias no segundo semestre de 2016. A justiça interpretou que o ato não poderia ocorrer no período por se tratar de um ano eleitoral.

Josair no entanto, discorda da decisão. O prefeito alega em sua defesa que tal prática ocorre no município desde 1997. “Existe um equívoco muito grande nesta decisão. Vários decretos foram publicados para viabilizar a renegociação de dívidas com município. Isso ocorre há muito tempo. O ato inclusive é uma medida impopular. Se quisesse tirar vantagem nas eleições não seria fazendo campanha para o contribuinte saldar suas dívidas. Todo mundo sabe que a carga tributária do Brasil é gigante e ninguém paga feliz. Tenho ciência dos meus atos. Eu cumpri o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal”, garante.

O prefeito também afirmou que seus advogados contestam a condenação. “Essa ação foi proposta pelo Mistério Público Estadual. Até tudo certo. O que ocorre é que o processo está no Tribunal Regional Eleitoral para ser analisado e a magistrada de Dom Aquino simplesmente antecipou uma questão que precisa ser julgada pelo TRE. Eu e meus advogados ainda não entendemos o porquê dessa decisão. Mas vamos recorrer as instâncias que forem necessárias. Não tenho histórico de crimes de qualquer natureza, vou provar minha inocência”, afirma.

Josair declarou que a forma como o processo foi conduzido gera motivos para uma interpelação junto ao Conselho Nacional de Justiça e a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Repercussão

Desde o dia que fato tornou-se público, o assunto é o mais comentado na cidade. Nas redes sociais, muitos manifestam apoio ao prefeito e surpresa com a condenação.

+ Acessados

Veja Também