6 Desenvolvimentos tecnológicos que vão tornar o futuro melhor

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Divulgação/Embraer

6 Desenvolvimentos tecnológicos que vão tornar o futuro melhor

Compartilhe:

Apesar de todas as notícias negativas que vemos todos os dias, a verdade é que vivemos numa das alturas mais prósperas da humanidade. Num quadro histórico geral, vivemos num dos períodos mais pacíficos e com maior abundância de alimentos. Além disso, os desenvolvimentos tecnológicos prometem tornar o futuro ainda melhor.

Por isso, não se deixe contagiar pelas más notícias que compõem o nosso dia a dia. De jogos de slot únicos no League of Slots casino, a carros inteligentes, neste artigo, damos-lhe 6 razões para se entusiasmar com o futuro da tecnologia.   

6 razões pelas quais deve estar entusiasmado com a tecnologia

Se não consegue pensar imediatamente nas razões pelas quais deveria estar entusiasmado com a tecnologia, não se preocupe. Abaixo, reunimos seis desenvolvimentos tecnológicos que poderão mudar a sua vida.

Carros inteligentes

Os carros que se conduzem a si próprios, apesar de serem uma tecnologia recente, não são necessariamente algo novo. Porém, na próxima década, é esperado que esta tecnologia seja aperfeiçoada e que estes carros inteligentes se tornem mais comuns.

Estes carros não só são mais seguros (pois eliminam o erro humano), como também podem tornar as cidades mais eficientes e com menos trânsito. Por exemplo, este tipo de carro pode estar sempre em movimento, sendo chamado pelo utilizador através de uma aplicação do smartphone, eliminando assim a congestão e a necessidade de parques de estacionamento.

Realidade virtual

A realidade virtual convincente há muito que é uma ambição por parte de jogadores e programadores. Porém, só agora é que estamos a chegar a um ponto em que esta tecnologia se torna realista.

Várias empresas, como a Apple, a Meta ou a Google, estão a investir cada vez mais nestas tecnologias para torná-las mais acessíveis ao consumidor. E não se engane se pensa que a realidade virtual é algo que apenas interessa aos gamers—esta tecnologia tem muitas outras aplicações práticas, como ajudar estudantes de medicina ou reabilitar doentes.

Energias renováveis

Desde 1977, o preço dos painéis fotovoltaicos caiu 99,5%. Dentro de pouco tempo, este tipo de energia será mais lucrativo do que os combustíveis fósseis e algumas empresas já estão a converter o tipo de energia que consomem.

No Japão, por exemplo, já existem mais pontos de carregamento elétrico do que bombas de combustível, enquanto na Alemanha é produzida tanta energia renovável que as necessidades energéticas do país são frequentemente excedidas.

Isto deixa-nos entusiasmados com um futuro mais limpo, onde a energia é mais acessível.

Carros voadores e drones

Talvez os carros voadores ainda estejam num futuro longínquo, e talvez, mesmo havendo a tecnologia para tal, nem sequer sejam exequíveis. Porém, a verdade é que algumas empresas já estão a trabalhar nesse sentido—e utilizam a mesma tecnologia por trás dos drones para tentarem criar os seus carros voadores.
Os drones são outra das tecnologias que se popularizaram recentemente devido ao seu desenvolvimento e à sua acessibilidade. Atualmente, utilizam-se drones para tudo, desde gravações a operações militares, passando pela manutenção e o controlo de florestas.

Inteligência artificial

A não ser que viva debaixo de uma pedra, provavelmente já reparou nos avanços exponenciais da inteligência artificial nos últimos tempos. Esta tecnologia pode ser aplicada a inúmeras áreas, desde fotografia à descoberta de curas para doenças, passando ainda pela geração de imagens ou de textos complexos.
No entanto, algumas pessoas temem que estes desenvolvimentos tornem algumas profissões obsoletas. Talvez tenham razão. No entanto, a marcha do progresso não deve ser parada devido a preocupações laborais—os computadores, por exemplo, eliminaram a profissão de dactilógrafo, porém criaram inúmeras outras funções.

O ChatGPT e o gerador de imagens Midjourney são os melhores exemplos das capacidades da inteligência artificial com que os consumidores já podem interagir. Mas além disso existem muitas outras tecnologias potenciadas pela IA.

Uma nova era espacial

O homem pisou a lua pela primeira vez em 1969, no entanto, a corrida espacial começada nos anos 50 esmoreceu desde então. As boas notícias é que isso está a mudar.

Apesar de não estarmos propriamente numa nova corrida espacial, o investimento nas operações espaciais tem vindo a aumentar—e, em grande parte, através de empresas privadas, veja-se, por exemplo, a SpaceX.

Mas existem mais objetivos além de colocar homens de novo na lua (que também se planeia fazer). Algumas empresas pretendem minar asteroides, enquanto outras utilizam o espaço como ponto de partida para a análise daquilo que se passa na terra.

Um futuro melhor

É verdade que, apesar de tudo, continuamos a viver uma época com desigualdade e muitos problemas sociais. No entanto, o futuro é risonho. Alguns problemas podem ser inerentes à condição humana, porém, mesmo que a tecnologia não seja capaz de os resolver, uma coisa é certa: o futuro vai ser entusiasmante.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também