Zoofértil inicia reestruturação financeira com deferimento de RJ

Picture of Assessoria

Assessoria

Zoofértil inicia reestruturação financeira com deferimento de RJ

Pedido de recuperação judicial foi deferido sem impacto no funcionamento das unidades e reforça compromisso da empresa com clientes e colaboradores

Compartilhe:

O juiz Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento, da 4ª Vara Cível de Rondonópolis, deferiu nesta quinta-feira (18), o pedido de recuperação judicial do grupo Zoofértil, rede de distribuição de insumos agropecuários fundada em 2006 e hoje presente em 17 municípios de Mato Grosso e no sul do Pará, atuando na distribuição, importação e fabricação de insumos agropecuários. A decisão assegura que a empresa poderá reorganizar seu passivo financeiro, o valor de R$ 92,9 milhões, com fornecedores e instituições de crédito, preservando a continuidade de suas atividades.

Segundo os autos, o plano de recuperação que deverá ser apresentado em até 60 dias, não prevê o encerramento de unidades nem o desligamento de colaboradores. A Zoofértil informou que manterá em funcionamento todas as suas filiais – 17 no total –, além das duas fábricas, garantindo a preservação de mais de 220 empregos diretos e milhares de postos de trabalho indiretos relacionados à sua cadeia de fornecedores e clientes.

Ao analisar o pedido, o juiz ressaltou que a empresa demonstrou viabilidade econômica e interesse na preservação dos negócios, afirmando que “emergem fortes indícios acerca do efetivo comprometimento da requerente e do interesse da mesma na preservação da integridade de seus negócios, tendo em vista a adequada instrução da petição inicial e as conclusões da constatação prévia”.

Com uma trajetória marcada por crescimento acelerado, a empresa alcançou um faturamento anual de quase R$ 200 milhões, atendendo mais de 90 mil clientes e se relacionando com cerca de 4 mil fornecedores. Ao longo dos anos, diversificou sua atuação, passando da revenda de insumos agropecuários para a produção de linhas próprias de fertilizantes, nutrição animal e arames, consolidando-se como um dos principais agentes de distribuição da pecuária do Brasil.

A crise financeira, conforme destacado na decisão, decorreu de fatores externos e conjunturais que afetaram todo o setor agropecuário brasileiro. Entre eles, estão a forte queda nos preços da arroba do boi gordo em 2023, a suspensão temporária das exportações de carne bovina para a China, o aumento expressivo da taxa de juros no país e a retração no crédito agrícola. Esses elementos, somados à inadimplência de produtores, outras RJs e às restrições impostas por fornecedores internacionais de insumos, comprometeram o fluxo de caixa da empresa.

Na decisão, o magistrado destacou o resultado do laudo apresentado pelo perito judicial, que confirmou a regularidade do pedido. “Foi constatado o requerimento da utilização do instituto por empresa que está em crise financeira, mas que é economicamente viável”, apontou.

A recuperação judicial surge, assim, como um instrumento legal de reorganização. Neste sentido, a Zoofértil busca a RJ como oportunidade para reequilibrar suas finanças e retomar o ciclo de crescimento. “É um processo de reestruturação do passivo para que possamos atravessar este momento de retração sem comprometer nossa operação, nossa equipe e nossa rede de parceiros”, afirmou o diretor do Grupo, Aylon Arruda.

Com quase duas décadas de atuação, a Zoofértil sustenta que mantém ativos operacionais relevantes, presença consolidada em regiões estratégicas e um relacionamento de confiança com clientes e fornecedores.

Segundo a empresa, com a recuperação judicial aprovada, a meta agora é de crescimento sustentável, preservando empregos e contribuindo para o fortalecimento do agronegócio em Mato Grosso e no Pará. “Mesmo com o processo de RJ, continuamos dentro do nosso planejamento aprovado para 2025, que é de crescimento de 12% no faturamento em relação a 2024”, ressaltou Arruda.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também