Webinar encerra curso online de Capoeira Angola

Professor Éverton Medeiros ministrando aula no curso online de capoeira angola - Foto por: Divulgação

Webinar encerra curso online de Capoeira Angola

De 16 a 18 de abril será realizado o primeiro “Webinar pela Capoeira Angola”, produzido pelo grupo Quilombo Angola, de Cuiabá. O evento marca o encerramento do “Curso online de iniciação à capoeira angola em Mato Grosso”, que teve início em janeiro. A iniciativa é contemplada pelo Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A Webinar tem como objetivo promover e debater o ensino e aprendizado da capoeira angola. O evento será pela plataforma digital Zoom e contará com a presença de mestres para compartilhar experiências e aprendizado. As atividades terão em média uma hora e meia de duração. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados.

Na sexta-feira (16.04), às 19h, será realizada última aula do curso, ministrada pelo professor Éverton Medeiros, do grupo Quilombo Angola. No sábado (17.04), às 9h, tem oficina com o Mestre Guaxini do Mar, do Bando Maré de Março (BA). No domingo (18.04), às 9h, ocorre a “Vivência e ritualização da capoeira angola”, com o Mestre Olavo, do Grupo Quilombo Angola (BA).

Curso online

O “Curso online de iniciação à capoeira angola em Mato Grosso” teve duração de quatro meses. As aulas do curso online foram ministradas pelo professor Éverton Medeiros e contou com uma média de 57 participantes de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Bahia. Teve ainda participante do exterior, como Fernando Lazanco, de Córdoba, Argentina.

“Gostei muito da maneira que o professor Éverton explica. Me encanta muito a forma que ele transmite a dinâmica, os movimentos e as ideias do mestre Olavo no jogo de capoeira”, destacou Fernando. Para ele, o curso online tem oferecido a oportunidade de, mesmo em casa, poder treinar, manter a forma e dar continuidade aos estudos da capoeira.

De Feira de Santana, na Bahia, o motorista de aplicativo Carlos Barreto de Santana, conhecido como Cravo da Maré também vem acompanhando as aulas. Sem poder treinar junto com seu grupo devido a pandemia, Cravo comenta que as aulas online foram uma tendência que deram certo. “Muitos professores e mestres deram aulas nesse novo formato. A arte se adaptou bem. As aulas foram bastante didáticas e explicativas. Gostei da oportunidade de participar”, conta.

Para o professor Éverton a experiência de levar para o ambiente online o ensino da capoeira angola foi um aprendizado desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante. O professor acredita que as aulas online tem sido uma maneira de se manter preparados e continuar treinando para quando a vida voltar ao normal.

“A capoeira é desenvolvida no coletivo. A gente aprende no coletivo, indo nas aulas, nas rodas, trocando experiências com os professores e os mestres. Mas o treinamento individual é importante para preparar o corpo para fazer os movimentos”, explica Éverton Medeiro.

O projeto conta com a parceria do grupo Quilombo Angola, que tem como mestre, Olavo Perri, e que desenvolve há 12 anos um projeto de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e com o Bando Maré de Março de Capoeira Angola e Samba de Roda, da Bahia, do mestre Guaxini do Mar.

Serviço

Webinar pela Capoeira Angola

16.04 (sexta-feira), às 19h – Oficina de Capoeira Angola – Professor Éverton

17.04 (sábado), às 9h – Oficina de Capoeira Angola – Mestre Guaxini do Mar

18.04 (domingo), às 9h – Vivência Ritualização e Dinâmica da Capoeira Angola – Mestre Olavo

Para participar do evento, acesse o link disponível na bio do @quilomboangola.

+ Acessados

Veja Também