Wancley pede regulamentação da lei que define aposentadoria especial para mulheres policiais de MT

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Wancley pede regulamentação da lei que define aposentadoria especial para mulheres policiais de MT

O cumprimento da Lei Complementar Federal nº144/2014, que altera a aposentadoria das mulheres bombeiras, policiais militares e civis, após 25 anos de contribuição, foi requerido pelo deputado Wancley Carvalho (PV), por meio de indicação encaminhada ao governo do estado e secretaria de Segurança Pública.

O texto, já sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014, prevê que a profissional tenha direito ao benefício, após 15 anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial. No documento, o parlamentar solicitou a regulamentação da lei em Mato Grosso.

No pedido aprovado em sessão plenária na Assembleia Legislativa (ALMT), Wancley destaca que a lei já é aplicada em vários estados, inclusive para mulheres da polícias rodoviária e federal.

De acordo com Wancley, o cumprimento da lei se justifica pela necessidade de estabelecer a efetividade do princípio da isonomia entre os servidores que exercem atividade estritamente policiais. "Além da lei federal, o que já justifica a regulamentação em Mato Grosso, é válido lembrar que não estamos tratando de aposentadoria por categoria, mas de gênero. Todos sabemos que as mulheres amamentam, dão à luz. Elas vivem, diariamente, dupla jornada; são as primeiras a acordar e as últimas a dormir”, defendeu.

Em Mato Grosso, os policiais – tanto homens quanto mulheres – podem se aposentar com salário integral após 30 anos de serviço, com no mínimo 20 anos no cargo.

+ Acessados

Veja Também