O vice-prefeito de Rondonópolis, o médico Altemar Lopes, confirmou sua intenção de disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026. Filiado ao Podemos, Altemar afirmou que a pré-candidatura já está sendo discutida internamente pela sigla, que passará a ser comandada em Mato Grosso pelo deputado estadual Max Russi, atualmente presidente da Assembleia Legislativa e em processo de saída do PSB.
A informação foi publicada na edição desta terça-feira (4) do jornal A Tribuna, em reportagem assinada pelo jornalista Valdeque Mattos.
“Existe esta costura e a minha intenção é concorrer a deputado federal”, declarou Altemar, destacando que vê um vácuo de representatividade na região sudeste do estado para o cargo.
Além do apoio de Max Russi, a possível candidatura do vice-prefeito também tem respaldo do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), com quem mantém proximidade política.
Apesar da articulação dentro do Podemos, o nome de Altemar também é alvo de interesse de outras siglas. O PRD, por exemplo, avalia a possibilidade de convidá-lo para compor uma chapa com o pré-candidato a deputado estadual Neles Farias, em uma possível dobradinha eleitoral.
Por não estar no exercício do mandato de prefeito, Altemar poderá disputar a eleição sem a necessidade de renúncia ao cargo de vice. Situação semelhante ocorreu em 2014, quando Rogério Salles, então vice-prefeito na gestão de Percival Muniz, concorreu ao Senado, mas acabou sendo derrotado por Jaime Campos.





