Vice eleito do ES estuda resolver BR-101 nos moldes que Mauro Mendes aplicou na BR-163

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Senador e vice-governador eleito pelo Espírito Santo, Ricardo Ferraço, elogiou solução do Governo de MT à BR-163 - Foto por: Secom-MT

Vice eleito do ES estuda resolver BR-101 nos moldes que Mauro Mendes aplicou na BR-163

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O senador e vice-governador eleito do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, afirmou que estuda aplicar para a BR-101, que passa em seu estado, a mesma solução dada pelo governador Mauro Mendes para a BR-163, que foi inovadora no país.

A fala ocorreu durante o 10º Encontro Folha Business – Retrospectiva de 2022 e Perspectivas para 2023, realizado nesta quinta-feira (08.12), em Vitória (ES).

Em Mato Grosso, após meses de estudos e articulações, Mauro Mendes conseguiu viabilizar que o Estado assumisse a concessão dos 850 km da BR-163, para que finalmente ocorram as obras necessárias na rodovia a partir de 2023. Caso contrário, o Governo Federal iria relicitar a concessão e o início das obras poderia demorar até mais de quatro anos.

“Mato Grosso viveu o que nós vivemos aqui. A BR-101 é um grande desafio para nós capixabas. Nós estamos diante da determinação do governador Renato Casagrande para encontrar uma solução na BR-101, de forma a garantir a logística, a seguranca e o conforto das pessoas, pois são milhares de vidas que passam por ali”, afirmou Ferraço.

O vice eleito do ES relatou que a solução construída pelo governador Mauro Mendes é inovadora no Brasil e foi obtida em harmonia com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

“O Governo de Mato Grosso, através de uma engenharia muito interessante, por meio da MT Par, conseguiu colocar de pé essa estruturação e assumiu a concessão da BR-163, que tem o mesmo peso pra eles que a BR-101 para nós. O governador foi muito preciso na construção dos detalhes, da segurança jurídica. Foi uma decisão inovadora”, elogiou.

Renato Ferraço pontuou que a situação da concessão da BR-101 também tem passado por problemas há anos, e, por isso, a solução dada à BR-163 é uma referência que o Governo do Espírito Santo pretende usar como base para resolver a questão da BR-101.

“Nós temos um problemão para resolver aqui e com a relicitação vai demorar não sei quantos anos para a retomada desta obra. O que nos facilita é o caminho percorrido por Mato Grosso. Estamos tentando caminhar tendo como referência essa iniciativa bandeirante do Estado de Mato Grosso, para nos iluminar e nos ajudar”, afirmou.

Outra iniciativa elogiada pelo vice-governador eleito foi a autorização para 1ª Ferrovia Estadual do país, feita em Mato Grosso, e cujas obras começaram neste ano.

“Mato Grosso tem ensinado ao país. Foi o primeiro Estado a colocar de pé a autorização para exploração de uma ferrovia. E não é uma ferrovia qualquer, é uma ferrovia de mais de 800 km de extensão. Isso é diferenciado, porque foi uma concessão feita por um governo subnacional. Não há na história brasileira um estado que tenha colocado de pé uma concessão como essa, que já está rodando”, completou.

Também estavam no evento: o ex-senador Cidinho Santos; os secretários de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura) e Rogério Gallo (Fazenda); além de empresários, jornalistas e políticos.

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