Velório de mortos por coronavírus é proibido e o de pessoas que morrerem de outras causas só pode durar até 4 horas em Cuiabá

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá publicou uma portaria que proíbe velório para vítimas do novo coronavírus e estabelece a duração máxima de quatro horas para mortos por outras causas.

A medida, que pretende conter o avanço do novo coronavírus, consta na Portaria nº 01/2020, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e publicada no Diário Oficial de Contas que circulou na última segunda-feira (30).

Conforme a portaria, o horário de funcionamento dos velórios na capital será das 7h às 17h, sempre respeitando a duração determinada. Em caso de o sepultamento não ser realizado até às 17h, os velórios deverão ser fechados e reabertos somente no dia seguinte.

Já o enterro para vítimas do coronavírus deve acontecer logo depois da liberação do corpo nas unidades hospitalares.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, todas as funerárias de Cuiabá já foram avisadas sobre o novo procedimento, que está em vigor

Os locais onde acontecer os velórios devem ser desinfectados após as cerimônias, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a prefeitura, o número máximo de pessoas por velório não poderá ultrapassar 10 pessoas, sendo que o distanciamento não poderá ser inferior a uma pessoa para cada 5 metros quadrados.