Várzea Grande recebe prêmio por bons índices em imunização e anuncia “Busca Ativa de Vacinação”

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Várzea Grande recebe prêmio por bons índices em imunização e anuncia “Busca Ativa de Vacinação”

Premiação será usada para ampliar a imunização e combater a evasão das campanhas de vacinação, com reconhecimento do Governo Estadual e alerta do Ministério Público sobre a importância da cobertura vacinal

Compartilhe:

Várzea Grande foi agraciada com um prêmio de R$ 100 mil pelo Governo do Estado de Mato Grosso em reconhecimento aos bons índices de vacinação de Covid-19 e Influenza alcançados em 2022. O município conquistou a premiação na categoria bronze, destinada a localidades com mais de 30.001 mil habitantes. O valor será investido na aquisição de um veículo adaptado com equipamento refrigerado para o transporte de vacinas, além de financiar a implementação de um inovador programa de “Busca Ativa de Vacinação”.

Gonçalo de Barros, secretário municipal de saúde de Várzea Grande, representando o prefeito Kalil Baracat, durante a cerimônia de premiação, anunciou a iniciativa inovadora que tem como objetivo combater a evasão da vacinação. Ele destacou: “Queremos colocar duas equipes itinerantes de vacinação exatamente porque vivemos um período complicado, no qual as pessoas estão deixando de ir se vacinar durante as campanhas de imunização, e corremos o risco de doenças que já estavam erradicadas voltarem. O município está fazendo todos os esforços possíveis para que isso não aconteça, inclusive pensamos em criar uma clínica de vacinação juntamente com o Hemocentro, no centro da cidade”.

Em nome do prefeito Kalil Baracat, Gonçalo de Barros agradeceu a premiação e ressaltou a importância da iniciativa do Governo de Mato Grosso ao reconhecer os esforços dos municípios na terceira etapa do programa Imuniza Mais MT. Ele também parabenizou as equipes de saúde municipal e todos os funcionários envolvidos no programa.

“Somos motivados pela união de esforços em prol da população. Cada um dos servidores que diuturnamente, em um dos momentos mais críticos da pandemia da COVID 19, se dedicou, acabou resultado em mais qualidade de vida para as pessoas”, disse Gonçalo Barros agradecendo desde os profissionais médicos, passando pelos enfermeiros, sem esquecer daquelas da área administrativa que também foram fundamentais.

Segundo dados do Governo Estadual, ao todo, foram repassados R$ 3,2 milhões para os municípios que participaram da terceira fase do programa Imuniza Mais MT. Os prêmios foram distribuídos nas categorias bronze, prata, ouro e diamante, com o intuito de reconhecer as boas práticas em imunização e incentivar a ampliação da cobertura vacinal em Mato Grosso. Além de reconhecer o mérito das gestões municipais, o programa permite a modernização da infraestrutura da rede de saúde local.

O governador Mauro Mendes ressaltou a importância desses incentivos financeiros, afirmando: “Parabenizo os 23 municípios que atingiram suas metas. O caminho é buscar cada vez mais a eficiência e a entrega de resultado. Com isso, teremos um Mato Grosso melhor, com ótimas cidades e, consequentemente, com uma população com mais qualidade de vida. O estímulo financeiro que estamos dando é um exemplo de meritocracia e que todos os demais municípios se empenhem também para serem premiados, porque com os valores dos prêmios será possível modernizar as salas de vacina e demais estruturas voltadas para imunização”, disse.

Gilberto Figueiredo, secretário estadual de saúde, destacou que os prêmios vão além do aspecto financeiro. “O Governo do Estado reconhece o esforço dos municípios e aproveita o dia de hoje, que é uma festa, para premiar os 23 municípios que atenderam os requisitos específicos do programa. A população é a principal beneficiada com esses investimentos porque ela contará com uma infraestrutura moderna que facilitará o acesso aos serviços. Além disso, o aumento da cobertura vacinal contribuirá para mitigação das doenças imunopreveníveis”, pontuou.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Deosdete Cruz Junior, parabenizou o Governo do Estado e o município de Várzea Grande pelo resultado alcançado e aproveitou a oportunidade para alertar os municípios que estão com baixa cobertura vacinal.

“Todos os premiados estão de parabéns. É isso que esperamos de agentes políticos com consciência, mas eu alerto que, além de vir aqui reconhecer a belíssima iniciativa do Governo do Estado, nós também viemos passar uma mensagem de que o Ministério Público passará a adotar, num segundo momento, medidas enérgicas de cobranças, fiscalização e responsabilização para os municípios que não atingirem as metas. No programa Imuniza Mais MT vemos uma janela de oportunidade, não há justificativa para ter baixa cobertura vacinal.”, alertou.

Gonçalo de Barros ainda pontuou que a premiação dos municípios que se destacaram na campanha de imunização é um exemplo de como parcerias entre o governo estadual e as prefeituras podem gerar benefícios significativos para a saúde da população. “Várzea Grande, com sua busca ativa de vacinação e foco na excelência, mostra-se como um modelo a ser seguido por outras regiões do estado e do país, reforçando a importância da vacinação na prevenção de doenças e na promoção da qualidade de vida”.

O secretário reforçou ainda que o SUS – Sistema Único de Saúde foi concebido dentro de uma estrutura tripartite, ou seja, os Governos Federal, Estadual e Municipal devem ter participação efetiva em busca de resultados em prol da qualidade de vida das pessoas, sendo que se uma das partes não funcionar acaba comprometendo todo o funcionamento estrutural.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também