UTI de Primavera é a primeira na América Latina a implantar Telemedicina

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

UTI de Primavera é a primeira na América Latina a implantar Telemedicina

Na manhã de segunda feira (30), Primavera do Leste deu mais um passo rumo a consolidação do sistema de saúde como referência, com a homologação da UTI, que agora é reconhecida pelo Ministério da Saúde e pode receber repasses federais, além da implantação do sistema de telemedicina, sendo o primeiro instalado em toda América Latina.

A UTI que antes era custeada a apenas pelo Estado, com contrapartida do município, após a homologação receberá a quantia de 92 mil/mês, para custeio dos 8 leitos que atendem pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Também pela manhã, foi inaugurado o Sistema de Telemedicina, um novo conceito que criado em parceria com gigantes da tecnologia, o sistema inovador e premiado, reduz o tempo de permanência e mortalidade dos pacientes na UTI, por meio da aplicação de inteligência artificial, e análise de dados dando suporte a decisões clinicas.

“O Sistema implantado em Primavera do Leste, consiste na instalação de câmeras e monitores, alem de conexão com nossa central que pode acompanhar 24h os pacientes, através de vídeo conferencia, analisando dados e a situação clinica, e podendo disponibilizar para acompanhamento de outros especialistas, para tomada de decisão”, destacou o médico responsável pela plataforma, Mauricio Leitão. “Nosso objetivo é reduzir o tempo de permanência dos pacientes nos leitos, pois através do monitoramento de uma enfermeira e um médico disponível em nossa central, e contando com o auxilio da tecnologia que cruza dados do paciente, podemos prever a melhora ou piora desse paciente com 48 horas de antecedência”, destacou o médico.

Para o prefeito Érico Piana, além da homologação da UTI pelo Ministério da Saúde, a implantação do sistema de Telemedicina representam um avanços significativos para a saúde no município. “sabemos que nosso município torna-se a cada dia um polo de saúde, e a implantação do sistema, reúne tudo que existe de mais moderno no tratamento de terapia intensiva, o monitoramento irá nos conectar com outras equipes médicas para que possamos buscar auxílio e salvar vidas” destacou Piana.

Não existem leitos suficientes de UTI no país principalmente para a saúde pública, o que leva a superlotação das emergências dos hospitais públicos. Atualmente a UTI de Primavera do Leste que já funciona há três anos, atende toda região, “ a implantação da UTI em nosso município, trouxe ainda mais qualidade a saúde e agora com a implantação de telemedicina, iremos potencializar isso, através do monitoramento e participação de especialistas de todo país” finalizou o secretário de Saúde, Fábio Lago.

+ Acessados

Veja Também