Usar Redes Públicas de Wi-Fi pode ser Mais Perigoso do que Você Pensa

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Pixabay/Ilustrativa

Usar Redes Públicas de Wi-Fi pode ser Mais Perigoso do que Você Pensa

Compartilhe:

Conexões de Wi-Fi em restaurantes, shoppings, cafés, aeroportos, rodoviárias e praças (enfim, praticamente todo o lugar), são uma ótima comodidade e nos ajudam a manter contato com o mundo virtual na palma das nossas mãos. Melhore a proteção do seu Wi-fi com um VPN Surfshark.

Mas, se estas redes oferecem facilidade e conveniência, elas também representam uma série de riscos, já que são mais vulneráveis que a rede da sua casa, por exemplo.

As redes públicas de Wi-Fi

Wi-Fi é uma tecnologia que permite a conexão com a internet sem o uso de fios (uma conexão wireless). Por meio de um adaptador ou roteador, um hotspot pode ser configurado e qualquer pessoa dentro da área de alcance pode acessá-la.

Estas redes podem possuir mais ferramentas de autenticação, como senhas que devem ser digitadas para permitir o acesso dos usuários. Os roteadores e as redes vêm com senhas padrões que podem ser alteradas por senhas personalizadas pelos usuários.

Mas, nas redes públicas de Wi-Fi, muitas vezes não há nenhuma necessidade de autenticação com senha ou ela é compartilhada abertamente.

Quais os riscos das redes públicas de Wi-Fi?

Toda rede possui suas vulnerabilidades, mas as redes públicas de Wi-Fi possuem alguns pontos que as tornam ainda menos confiáveis. Roubo de dados, malware (vírus) e quebra do sigilo das suas informações e da sua privacidade são coisas muito mais comuns nestas redes.

Entre as principais vulnerabilidades, podemos listar:

Falta de privacidade: sem exigir autenticações na maioria das vezes, estas redes ficam muito mais expostas e suas informações ficam muito mais vulneráveis a ataques externos e espionagem; ataques do tipo man-in-the-middle podem ocorrer, o que permite a hackers o acesso às suas informações e atividades;

Vírus: com menos proteção, fica mais fácil pegar malware (vírus) nestas redes, desde falsas atualizações de apps ou mensagens aleatórias no seu dispositivo, com links maliciosos para roubar suas informações (phishing). Hackers podem instalar vários tipos de vírus no seu dispositivo sem que você sequer consiga saber, incluindo vírus que permitem o controle do seu aparelho;

Dispositivos comprometidos: há grandes chances de você se conectar a uma rede com outros aparelhos já comprometidos e que, assim, podem também prejudicar sua segurança (como vírus programados para se propagar de um aparelho para outro);

Hotspots perigosos: qualquer pessoa pode configurar uma rede Wi-Fi, inclusive redes maliciosas que parecem legítimas (redes abertas com nomes parecidos com os de redes em locais públicos e que, pare pessoas desavisadas, podem parecer confiáveis).

Como se proteger em redes públicas de Wi-Fi?

Apesar de frágeis, estas redes são muito úteis em várias situações e há algumas maneiras de melhorar sua segurança ao acessá-las:

Configurações básicas: algumas configurações básicas já melhoram significativamente sua segurança, como usar antivírus e deixar seu firewall sempre ativo. Algumas outras configurações básicas incluem:

Desabilitar a conexão automática: desabilite a função de conexão automática do seu aparelho para evitar que ele se conecte a redes de Wi-Fi públicas e abertas.

Use HTTPS: usar a extensão HTTPS no seu navegador ajuda a diminuir golpes de phishing e outras formas de invasões e vírus, tornando sua navegação mais segura.

Desative o compartilhamento de dados: desative o compartilhamento de dados (como Bluetooth, por exemplo) para não acabar abrindo brechas no seu sistema.

Tenha critérios: tenha critérios ao usar redes públicas de Wi-Fi; primeiro, tenha certeza de que a rede é confiável e, mesmo depois de se certificar da segurança, não use aplicativos de banco, movimentações financeiras, e-mail, redes sociais ou qualquer outra informação sensível.

Use uma boa VPN: Para melhorar ainda mais sua segurança, use uma VPN (Virtual Private Network, ou “rede privada virtual”). Estas ferramentas ajudam a criptografar sua conexão, ocultar e modificar seu endereço IP, tornando sua conexão menos vulnerável e mais privativa.

Use os dados móveis da sua operadora: financeiramente, essa opção acaba sendo mais cara, mas vale a pena usar seu pacote de dados móveis sempre que você puder, ao invés das redes públicas.

Conclusões finais

É melhor evitar este tipo de rede. Mas, na vida contemporânea, é praticamente impossível nunca fazer uso delas. Com as dicas de segurança que nós passamos, você diminui consideravelmente os riscos ao utilizar uma rede pública de Wi-Fi.

Manter seu sistema atualizado, não baixar apps que não sejam certificados e melhorar suas configurações de privacidade (além de usar uma boa VPN) vão te ajudar a se conectar com mais segurança em qualquer rede.

Deixe um comentário

Veja Também