União chega aos 49 anos e se prepara para o cinquentenário em 2023

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

União chega aos 49 anos e se prepara para o cinquentenário em 2023

Compartilhe:

Em seis de junho de 1973 um grupo de pessoas ligadas ao futebol amador de Rondonópolis se reuniu para fundar o primeiro time profissional de Rondonópolis: o União Esporte Clube.

O nome é justamente o resultado da União de quatro times do amador da época, as equipes: do Santos, Paraibana, Comercial e Olaria.

O então funcionário público federal Lamartine da Nóbrega assumiu o comando da equipe e colocou o Colorado para disputar o seu primeiro estadual em 1973. O time não fez bonito e perdeu o primeiro jogo de sua história pelo placar de 9 a 1.

Mas pouco tempo depois o União já era tricampeão do torneiro incentivo e um time temido em todo o Centro-Oeste do país.

Nestes 49 anos de história o União somou um título estadual, Copa FMF e se tornou o único clube do estado de Mato Grosso que disputou 49 edições seguidas do campeonato mato-grossense sem jamais ter se licenciado ou caído à segunda divisão .

Fora isso, o União tem participações histórias na Taça de Prata (hoje equivalente à Série B do Brasileiro), Série C e Série D. Fora isso, a equipe participou de oito edições da Copa do Brasil, vencendo inclusive o Inter de Porto Alegre, campeão do Mundo e da Libertadores.

Para o seu cinquentenário, o União terá um calendário cheio, além de disputar o Mato-grossense, está classificado para a Série D e Copa do Brasil.

Reydner é o atual presidente do Colorado

 

O presidente do clube, Reydner de Souza, garante que o Colorado entra no seu cinquentenário queimando gasolina azul; “Nós vamos disputar todas as competições possíveis dentro do nosso calendário”, disse.

Esse ano, a equipe chegou perto do seu segundo título estadual, mas perdeu a decisão para a poderosa equipe do Cuiabá Esporte Clube.

Neste período histórico o Colorado teve grandes treinadores como Genésio do Carmo, Milton Buzetto, Nivaldo Santana, Carlos Rufino ,Birigui e Everton Goiano, dentro outros.

O União já teve craques que vestiram a camisa da Seleção Brasileira como o caso de Elivelton, que defendeu o Colorado em 2007, Gerson Caçapa, Paulo Almeida e Eduardo.

Além de grandes ídolos do futebol local como Mário Sérgio, Maurinho, Ruíter, Gilson Lira, Pelezinho, Diogol, Zumbi e muitos outros.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp