Tudo o que você precisa saber sobre a criptomoeda certa para investir

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pixabay

Tudo o que você precisa saber sobre a criptomoeda certa para investir

Siga os passos abaixo e entenda, de uma vez por todas, quais os melhores projetos cripto para se investir

Compartilhe:

O mercado cripto possui diversos ativos, e isso pode confundir os investidores: afinal, com tantas opções, como saber qual projeto possui fundamentos e pode se tornar algo promissor?

Hoje, trouxemos algumas instruções que vão te ajudar a entender um pouco desse mercado e como você pode analisar os criptoativos de maneira mais apropriada. Está em dúvida se vale a pena investir na moeda Ripple, Solana, PolkaDot e outras? Então, leia o conteúdo abaixo!

Oportunidades no mercado cripto

No início do mercado de criptomoedas, em 2008, não havia tantas opções assim de ativos. Mas, com o tempo, tornou-se cada vez mais fácil criar um projeto novo: bastava “copiar e colar” o código e fazer alterações mínimas.

Com isso, o número de projetos cripto que existem está aumentando de maneira exponencial. Já são dezenas de milhares de projetos, e o número aumenta a cada dia mais. Isso traz muita confusão na mente do investidor, que não sabe em que criptomoeda alocar seu dinheiro.

Por isso, é fundamental entender os fundamentos desse mercado e entender como se comportam esses ativos. Veja abaixo algumas dicas para investir melhor nesse mercado tão competitivo.

1. Entenda a função da criptomoeda

Antes de colocar dinheiro em qualquer tipo de criptomoeda, entenda o que ela faz e quais problemas ela promete resolver. Esse problema é uma dor real no mercado? Se for, você pode estar diante de algo promissor.

Entendendo que esse ativo cripto resolve um problema concreto, é possível visualizar que ele pode crescer em valor de mercado, o que pode trazer uma grande valorização no decorrer do tempo.

Além disso, a transparência por trás do projeto é fundamental. Quantos tokens estão nas mãos dos desenvolvedores? Quando eles podem vendê-los? Há uma centralização excessiva? Entenda não só o princípio, mas o funcionamento prático desse ativo.

2. Conheça os criadores e os parceiros do projeto

Além de saber o que o projeto faz, algo tão importante quanto é entender quem são as mentes por trás do projeto. Eles possuem experiência? Qual a sua reputação na comunidade?

Verifique se essas pessoas estão comprometidas com o projeto há algum tempo ou se é tudo muito novo. Dependendo do caso, você vai precisar ficar atento.

Outras pessoas e grupos importantes são os apoiadores do projeto: existe alguma pessoa respeitada na comunidade cripto que o apoia? Alguma empresa grande está fazendo parceria com essa cripto? Se estiver, a demanda pela solução desse projeto pode ser grande e ele pode ter bons resultados no futuro.

Outro ponto fundamental ainda nesse aspecto é a adoção institucional. Busque saber se há algum investidor anjo ou fundo de gestão de ativos auxiliando o projeto. Se estiver, você pode estar contemplando um projeto promissor.

Ter uma grande adesão institucional é benéfico, pois isso permite mais capital para que o projeto desenvolva suas novas tecnologias. Assim, há mais chances de que ele prospere.

3. Analise o preço do ativo e faça uma gestão de carteira

Um ponto importantíssimo é entender o preço do ativo, verificando se ele faz sentido diante da proposta do projeto e a sua tendência histórica.

Por isso, entender um pouco de análise gráfica pode ajudar, mesmo se você não for um expert no assunto. Olhe a máxima histórica do ativo para entender se você está comprando-o no pico do mercado ou se ele ainda pode se valorizar no futuro.

Olhe também para os concorrentes. Via de regra, há diversos criptoativos que tentam resolver um mesmo problema. Compare seus preços históricos, seus potenciais de crescimento e veja qual é o mais vantajoso para se investir.

Gerir bem os ativos também é fundamental. Vale a pena alocar um percentual maior da carteira em ativos mais seguros, como o Bitcoin, para ter segurança financeira. Depois, pode-se ir adicionando outros projetos de tamanhos variados e riscos variados, permitindo assim uma diversificação, o que aumenta a segurança da sua carteira cripto.

Deixe um comentário

Veja Também