Três suspeitos de ligação com terrorismo são detidos na Espanha

Picture of Redação PH

Redação PH

justiça condena 21 por trágico choque de trem na argentina

Três suspeitos de ligação com terrorismo são detidos na Espanha

Compartilhe:

O Ministério espanhol do Interior anunciou neste sábado a detenção na Catalunha de dois homens suspeitos de cooptar radicais para o grupo Estado Islâmico (EI), assim como de uma mulher disposta a viajar para zonas em conflito.

Os dois homens, de 32 e de 42 anos, originários da cidade marroquina do Tánger (norte), foram detidos pela Guarda Civil em Barcelona, de acordo com um comunicado do Ministério, que não especifica a data.

Ambos "se dedicavam, por intermédio de diferentes plataformas virtuais e redes sociais, a difundir o ideário extremista do Daesh (acrônimo do EI em árabe) e cooptar adeptos para enviá-los para zonas de conflito", completa a nota do Ministério.

A jovem, de 24 anos, é espanhola e oriunda de Granollers, ao nordeste de Barcelona, onde foi detida.

O Ministério explicou que a jovem "passou por um processo de radicalização que a levou a compartilhar completamente a estratégia dos grupos terroristas extremistas, aos quais pretendia se unir em um iminente deslocamento".

Em estado de alerta antiterrorista reforçada (se encontra em nível 4, de uma escala que vai até cinco), a Espanha prendeu 95 pessoas este ano no âmbito das investigações sobre redes "jihadistas".

O Ministério do Interior considera que 139 pessoas partiram para combater na Síria, ou no Iraque, das quais apenas 25 retornaram para o Espanha.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também