Toffoli manda arquivar ação de improbidade administrativa contra Geraldo Alckmin

Picture of G1

G1

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin — Foto: Cadu Gomes/Vice-Presidência da República

Toffoli manda arquivar ação de improbidade administrativa contra Geraldo Alckmin

Caso envolve suposta prática de caixa 2 na campanha ao governo de SP em 2014. Para ministro do STF, prova obtida via acordo de leniência da Odebrecht não deve ser considerada.

Compartilhe:

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de uma ação de improbidade administrativa que tem, entre os réus, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, por supostas irregularidades envolvendo a antiga Odebrecht (atual Novonor).

O caso tramita na 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo e são apurados supostos repasses de caixa dois da Odebrecht à campanha de Alckmin ao governo de São Paulo em 2014.

Toffoli analisou um pedido feito pela defesa de Marcos Monteiro, ex-tesoureiro de campanha de Alckmin.

Na decisão, Toffoli afirmou que as provas da ação de improbidade já foram consideradas imprestáveis na esfera criminal, já que foram anulados elementos do acordo de leniência da Odebrecht.

“Já foi determinado o trancamento de ação penal por esta Suprema Corte, inclusive com trânsito em julgado”, escreveu o ministro na decisão.

Deixe um comentário

Veja Também