Tapetes de Corpus Christi: conheça a origem dessa tradição

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Tapetes de Corpus Christi: conheça a origem dessa tradição

Compartilhe:

Todos os anos o feriado de Corpus Christi é marcado por uma tradição da Igreja Católica. O feriado visa celebrar o mistério da Eucaristia, inclusive, a tradução literal de “Corpus Christi” seria “corpo de Cristo”.

Além da missa, no Brasil há também a confecção de tapetes de serragem nas ruas, um momento muito especial para adultos e crianças. Conheça mais sobre a tradição.

O significado de Corpus Christi

O feriado e a celebração da data surgiu na Bélgica, no século XIII. Uma freira teve visões eucarísticas que teriam sido celebradas por quase 30 anos. Na época, isso foi interpretado de forma positiva, como um sinal de que se deveria comemorar a Eucaristia.

Em 1246 foi celebrada a primeira missa de Corpus Christi, pelo bispo que cuidava da diocese onde a freira vivia. Mais tarde este mesmo bispo se tornou o Papa Urbano IV e determinou que toda a Igreja Católica deveria fazer a celebração. No entanto, foi Clemente V quem conseguiu reafirmar a importância do momento, por meio do Concílio de Viena.

Desde então era feita uma procissão pelas ruas, porém, a confecção de tapetes surgiu depois e acabou chegando a Portugal.

Os tapetes têm origem portuguesa

Quem trouxe para o Brasil essa celebração, com os tapetes, foram os portugueses, isso lá na época da colonização. Em sua versão tradicional eram usados a serragem e o sal colorido, mas agora outros elementos fazem parte do tapete.

Para a Igreja Católica, a montagem dos tapetes está relacionada com a acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos para a passagem deste na cidade. Ou seja, é um momento de alegria e muitas bênçãos.

Adoração popular e não penitência

Os tapetes começam a ser confeccionados à noite, no dia anterior ao feriado de Corpus Christi, porém, por mais que as pessoas fiquem de joelhos para fazer os desenhos, não se trata de uma penitência.

Ao contrário, a atividade é vista como um momento de alegria e celebração, uma forma de adoração ao Cristo.

Ouro Preto inaugurou a tradição no Brasil

Após chegar em terras brasileiras, foi Ouro Preto a primeira cidade a confeccionar os belos tapetes nas ruas. A região ainda mantém forte a tradição e é uma das cidades que produz os tapetes mais bonitos.

Tanto que, por ser feriado, há quem opte por aproveitar para conhecer essa cidade histórica do Brasil nessa época.

Materiais utilizados e desenhos realizados

O material mais comum é a serragem e o sal colorido. Inclusive, quando a tradição chegou no Brasil, eram os únicos utilizados. Agora também é possível encontrar borra de café, cascas de ovos e flores.

Os desenhos remetem a figuras do catolicismo, feitas com mosaicos. Geralmente estão relacionadas com o sacramento da comunhão e qualquer pessoa pode ajudar na montagem.

Função dos tapetes

Depois de prontos, os tapetes funcionam como um guia por onde a procissão irá passar. Nos tempos de Jesus, as pessoas faziam isso como uma forma de adoração ao Messias, para ajudá-lo em sua passagem por Jerusalém.

Agora a tradição não é apenas para ser vista. As pessoas podem caminhar sobre os tapetes de Corpus Christi, porém apenas após o bispo ou padre que leva Jesus Eucarístico. O padre abençoa o trajeto, por isso, deve ser o primeiro a pisar sobre os tapetes.

Tradição ficou dois anos sem ser celebrada

Quando a pandemia de Covid-19 chegou, em 2020, não eram permitidas aglomerações. Assim, até que boa parte da população estivesse vacinada, a celebração dos tapetes de Corpus Christi foi suspensa.

Foi no ano anterior, em 2022, que as pessoas puderam voltar às ruas e confeccionar novamente os belos tapetes.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp