Independentemente do desfecho do processo que resultou na cassação do mandato do vereador Ary Campos (PT), o Partido dos Trabalhadores não deve perder representatividade na Câmara Municipal de Rondonópolis. De acordo com projeções feitas por especialistas consultados pelo Primeira Hora, mesmo que os votos de Campos sejam anulados, o partido possui votos suficientes para garantir a vaga por meio das chamadas “sobras eleitorais”.
Nesse cenário, o atual presidente municipal do PT, Wendell Girotto, que é o primeiro suplente da sigla, assumiria a cadeira deixada por Ary Campos, mantendo o número atual de representantes do partido no Legislativo.
Ary Campos teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral da 10ª Zona na semana passada. A decisão atendeu a uma denúncia do Ministério Público Eleitoral, que acusa o parlamentar de ter recebido apoio financeiro de uma organização criminosa para impulsionar sua campanha nas eleições municipais, o que configura abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.
O vereador recorreu da decisão em primeira instância e pretende apresentar recurso também ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Enquanto aguarda o julgamento, Campos segue exercendo normalmente suas funções na Câmara e afirma ser inocente das acusações.





