Sesp divulga 5º Anuário da Segurança Pública de Mato Grosso

Picture of Sesp-MT

Sesp-MT

Reprodução

Sesp divulga 5º Anuário da Segurança Pública de Mato Grosso

Publicação serve como suporte para a tomada de decisões e fortalece a transparência das informações

Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) divulgou, nesta quarta-feira (08.05), o Anuário 2023 apresentando os dados estatísticos de análise criminal em Mato Grosso. Por meio do Observatório de Segurança Pública, a Sesp promove o monitoramento, consolidação, integração de dados e informações de inteligência, com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão tanto para os gestores de instituições públicas e privadas, quanto para os poderes constituídos e todas as esferas governamentais. Além disso, a publicação busca garantir a transparência das informações, conforme estabelecido pela Lei de Acesso à Informação.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, destaca que o Anuário 2023 serve como base para formulação das estratégias para combater a criminalidade, auxiliando no entendimento dos problemas e oportunizando melhor compreensão para os desafios da segurança pública. Roveri enfatiza que a integração das forças de segurança resultou na redução da maioria dos indicadores de crimes violentos intencionais e crimes patrimoniais.  

“Esses dados refletem os resultados dos esforços contínuos e dedicados das nossas forças de segurança, sinalizando o caminho das futuras iniciativas. Eles ressaltam a importância do processo decisório subsidiado por conhecimentos úteis, precisos e qualificados, a partir de investimentos em tecnologias avançadas e na capacitação dos profissionais de segurança pública, preparando-os para o enfrentamento do crime e atendimento à sociedade”. 

A superintendente do Observatório de Segurança Pública, Tatiana Pilger, destaca que a cada ano o setor aprimora a coleta de dados, visando disponibilizá-los para as instituições, comunidade acadêmica e população em geral. Este empenho em manter a transparência das estatísticas coloca Mato Grosso no Grupo I do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), como um dos estados que apresentam maior qualidade de dados.  

“Eficiência na coleta e qualidade das informações são prioridades para o Observatório de Segurança Pública. O Anuário de 2023 apresenta os indicadores que já são acompanhados nos anos anteriores, porém, a cada ano, nos esforçamos para aprimorar a apresentação dessas informações, tornando-as mais acessíveis para o usuário final. Queremos que o Anuário seja um suporte para as instituições de segurança pública, acadêmicos, imprensa e a sociedade em geral.”

O Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública – Ano 2023 traz oito capítulos, os quais apresentam a metodologia empregada na análise e consolidação dos dados, indicativos criminais, produtividade das instituições, apreensão de armas e drogas, destacados por meio de figuras, tabelas e gráficos. O Anuário destaca também as funções e desempenho das forças de segurança estaduais: Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Sistema Socioeducativo, Administração Penitenciária, Fundação Nova Chance e Detran.

O Anuário 2023 pode ser acessado AQUI

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp