Senar/MS vai abordar a gestão de resíduos no campo durante a Dinapec

Redação PH

Redação PH

Senar/MS vai abordar a gestão de resíduos no campo durante a Dinapec

A correta gestão dos resíduos no campo será tema de uma oficina que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) ministrará durante a feira Dinâmica Agropecuária, a Dinapec, que será promovida pela Embrapa, em Campo Grande, entre os dias 11 e 13 de março.

Segundo o instrutor do Senar/MS e consultor ambiental Laurindo Petelinkar, cerca de 50% do lixo tem valor econômico uma vez que pode ser reciclado, caso haja o descarte correto. "Quando falamos em gestão de resíduos, nos referimos desde a sua geração, condicionamento, armazenamento temporário, separação seletiva, considerando o que pode ser reciclado, recuperado ou reutilizado, até a destinação final dos rejeitos, ou seja, do que definitivamente não pode ser reaproveitado e vai para o aterro sanitário", ressalta.

No meio rural, o instrutor destaca que a principal falha está na queima do lixo, ação desnecessária diante das possibilidades de destinação e aproveitamento dos dejetos. "Outro descuido é que geralmente o produtor mistura todos os tipos de lixos num lugar, não separando o orgânico do inorgânico ou daqueles que são passíveis de serem reciclados", ressalta.

O obstáculo principal para a correta ação da população rural, segundo Petelinkar, que é também engenheiro agrônomo, está na dificuldade de acesso, na diversidade de resíduos gerados e na falta de apoio das políticas públicas. "Um acordo setorial, entre o setor primário, indústria e comércio, junto ao poder público é uma solução para otimizar a logística reversa, que fará a destinação correta e o produto que chega ao final do seu ciclo de vida", salienta o instrutor.

Na Dinapec 2015, Petelinkar abordará também os aspectos e impactos gerados pela poluição; a classificação de resíduos na propriedades rurais e como funciona a legislação. "Precisamos massificar o acesso às informações sobre o tema. O produtor se adequando aos métodos aplicados na oficina, reduzirá custos, desperdícios e evitará penalização". Durante o evento, o Senar/MS também realizará a oficina de controle a incêndios florestais.

+ Acessados

Veja Também