Sempras e Semma visitam Recanto dos Idosos para avaliar projeto de melhorias para o local

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Divulgação

Sempras e Semma visitam Recanto dos Idosos para avaliar projeto de melhorias para o local

Compartilhe:

Atendendo a uma determinação do prefeito José Carlos do Pátio, as Secretarias de Saúde, de Promoção e Assistência Social e Semma, formaram uma força tarefa e têm realizado visitas técnicas a instituições beneficentes que cuidam de idosos na cidade, para identificar oportunidades de auxílio e parcerias que visem a melhoria na qualidade de vida destas pessoas que já deram a sua contribuição dedicando a sua vida ao desenvolvimento da cidade e região.

No começo da semana a força tarefa visitou o Lar dos Idosos e identificou diversos pontos carentes de intervenção do poder público.

Nesta quinta-feira (5) a equipe da Sempras liderada pela Secretária Fabiana Rizati e da Semma, lideradas pelo secretário Marcus Vinicius, efetuou uma visita de assistência técnica a instituição “Recanto dos Idosos São José Operário”, mantido pela Cáritas Diocesana na Vila Operária e que já funciona há pouco mais de 36 anos na cidade.

A equipe da força tarefa visitou o local onde foi recepcionada pela coordenadora da instituição Sueli Esmerio Vilela e visualizou o quintal, um amplo espaço localizado nos fundos da instituição para identificar e entender onde e quais intervenções podem ser feitas na questão ambiental. 

A Semma tem intenção de iniciar um projeto-piloto de cultivo de hortaliças e ervas medicinais, envolvendo os próprios residentes para se constituir entre outras coisas, numa terapia ocupacional para os mesmos. A instituição já recebe apoio e incentivos públicos via Sempras. 

O projeto consiste ainda num incentivo a transformação do espaço físico nos fundos da entidade que possui um espaço arborizado, onde será possível com o apoio de uma bióloga  da Semma, mudar a ornamentação alterando o visual com paisagismo de jardinagem, plantio de árvores frutíferas e ornamentais, que embelezem e tragam mais qualidade de vida aos residentes.

Como no local já existe uma horta, a ideia é melhorar, ampliar e fazer com que esse envolvimento dos residentes no trabalho, signifique também uma terapia ocupacional para os residentes assistidos.

O QUE É O RECANTO

O Recanto dos Idosos São José Operário está localizado na Av. Paulo VI nº 539, no Distrito de Vila Operária aqui em Rondonópolis. O projeto nasceu da preocupação do Padre Lothar Bauchrowitz com as causas sociais que iluminado pelo Espírito Santo sugeriu no Conselho das comunidades que a renda da festa do padroeiro “São José Operário” fosse destinada a fazer casas para ofertar moradia individual para os idosos através de mutirão. 

Conforme o histórico da instituição, o projeto começou em 18 de julho de 1987 com a construção das quatro primeiras casas geminadas e hoje, o Recanto dos Idosos conta com cinquenta e duas unidades, um salão de lazer, capela, sala de enfermagem, cozinha e escritório possuindo um regimento interno, no qual o idoso para ser acolhido precisa de três requisitos básicos. 

O projeto Recanto dos Idosos atende 55 idosos residentes em 52 moradias e mais de 60 idosos dos bairros adjacentes, que participam de atividades desenvolvidas de segunda à sexta feira, e são elas: verificação do nível de glicemia, aferição de pressão arterial, palestras sobre saúde e vários temas afins, terapias ocupacionais e dançantes, reza do Santo Terço, Ofício de Nossa Senhora e Santa Missa mensal, entre outras atividades que são desenvolvidas na busca de convivência social e desenvolvimento da cidadania. 

A Prefeitura tem sido parceira das inúmeras instituições beneficentes da cidade, quer seja realizando ajuda financeira através de repasses de recursos e subvenções; quer seja com ajuda material, como cessão de veículos, e ajuda em reformas entre outras.

Como o prefeito tem dito em suas falas pela cidade: “nós temos que olhar com carinho para os nossos idosos. Eles já deram a sua contribuição e a sua vida para o desenvolvimento da nossa cidade. Agora chegou a hora de retribuirmos e proporcionar cidadania, e qualidade de vida a estes valorosos personagens que ajudaram a construir a nossa cidade”, pontua Pátio.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também