Sema apreende quase duas toneladas de pescado em Primavera do Leste

Sema apreende 1,9 mil quilos de pescado em Primavera do Leste
Pescado foi doado a diversas instituições após comprovação de sanidade feita pela Vigilância Sanitária de Rondonópolis - Foto por: Sema-MT

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreenderam quase duas toneladas (1.896,9 quilos) de pescado irregular em Primavera do Leste.

A apreensão aconteceu na última quinta-feira (18), em dois supermercados do município.

Durante a operação também foi aplicada multa de R$ 48 mil.

De acordo com órgão, foram apreendidos peixes  das espécies de tambacu e pintado real.

Os proprietários não portavam a Guia de Trânsito Animal (GTA) e/ou comprovação de origem, documentação necessária para transportar animais no Brasil, entrando em desacordo com o decreto federal 6.514, artigo 35 e com a lei estadual 10.486, artigo 34.

Para que se comprovem as condições sanitárias da produção e despesca dos peixes são importantes as guias, bem como para garantir a saúde humana e preservação do meio ambiente.

Além disso, o pescado apreendido foi analisado pelo médico veterinário da Vigilância Sanitária do Município Rondonópolis para averiguação da sanidade dos peixes.

Após a comprovação de que o pescado estava apto para o consumo humano, os peixes foram doados para as seguintes instituições: Associação de Recuperação de Dependentes Químicos e Etílicos Casa Peniel, Casa de Apoio Amor em Ação, Comunidade Terapêutica Nascendo em Cristo, Centro de Reabilitação Louis Braille, Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro, Casa do Adolescente Sagrada Família, Casa Bom Samaritano e parte do pescado foi depositada na Vigilância Sanitária de Primavera do Leste.