Selo UNICEF: municípios podem aderir até o próximo dia oito de agosto

Picture of Assessoria UNICEF

Assessoria UNICEF

Selo UNICEF: municípios podem aderir até o próximo dia oito de agosto

Compartilhe:

Os municípios de Mato Grosso estão sendo convidados a participar de um grande pacto pela infância: Selo UNICEF edição 2021 – 2024. A iniciativa liderada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) visa promover, em parceria com o Governo do estado, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e parceria técnica do Instituto Peabiru, entre outros, uma agenda municipal em que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade absoluta.

Ensino remoto, evasão escolar, cobertura vacinal e saúde mental são alguns dos desafios que os municípios enfrentam para garantir políticas públicas para crianças e adolescentes, situação agravada com a pandemia da covid-19. Por isso, o Selo UNICEF buscará fortalecer a atuação das gestões municipais nesses e em muitos outros desafios. Prefeitos e prefeitas têm até o dia 8 de agosto para realizar a adesão (www.selounicef.org.br/adesao). Todos os municípios dos 9 estados da Amazônia Legal estão convidados.

O objetivo do Selo UNICEF é fortalecer as políticas públicas em áreas centrais para a realização e a garantia dos direitos de meninas e meninos em cada município, o Selo UNICEF traz impactos concretos e de longo prazo.

Até o momento 36 municípios já aderiram à iniciativa no estado, resultado alcançado com inúmeras estratégias, como o Dia D pela adesão, realizado no último dia 09.07 em Cuiabá. A adesão é feita pelos prefeitos e prefeitas dos municípios, com acompanhamento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, em um processo de forma online, pelo site www.selounicef.org.br .

ADESÕES

O processo para adesão do Selo UNICEF deve ser realizado exclusivamente pelo site www.selounicef.org.br . O prefeito ou prefeita, ou uma pessoa de confiança, deve preencher um formulário com informações do Prefeito/a; Vice-prefeito/a; Secretário/a (s) Municipal de Assistência Social, de Educação e de Saúde; Presidente do CMDCA e Articulador/a do Selo UNICEF e Mobilizador/a de Adolescentes escolhidos (as) pelo prefeito (a).

“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É no município que as crianças nascem, crescem e se desenvolvem e as políticas públicas se tornam realidade, trazendo mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos. Por isso, é fundamental um esforço amplo e conjunto com foco nesses territórios. É esse o compromisso do UNICEF e das nove instituições que estão conosco na nova edição do Selo UNICEF”, ressalta a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

Sobre o Selo UNICEF

Maior projeto do Fundo das Nações Unidas (UNICEF) no Brasil, ao aderir ao novo Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e dos adolescentes.

A Iniciativa acompanha os quatro anos de gestão municipal, com uma metodologia que inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), norteados também pela Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Unem-se ao UNICEF nesse compromisso o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal; o Consórcio Nordeste; a Associação Brasileira de Municípios (ABM); a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); a Confederação Nacional de Municípios (CNM); e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Cada instituição apoiará os municípios no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas em diferentes áreas essenciais à vida das crianças e dos adolescentes.

Serviço: Adesão ao Selo UNICEF 2021-2024

Prazo: 08.08.2021
Onde: exclusivamente pelo site do Selo UNICEF www.selounicef.org.br.

Atendimento à imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 3073 5700
Telefone: (91) 98128 9022
E-mail: ipoliveira@unicef.org

Suporte técnico aos municípios no Selo UNICEF
Instituto Peabiru
selounicefamazonia@gmail.com
65 9296-2242

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Selo UNICEF em números

Lista de municípios que já aderiram a edição 2021-2024 (até 28.07)

Alto Taquari/MT
Apiacás/MT
Araguainha/MT
Arenápolis/MT
Barra do Garças/MT
Campo Novo do Parecis/MT
Campo Verde/MT
Campos de Júlio/MT
Cuiabá/MT
Diamantino/MT
Gaúcha do Norte/MT
General Carneiro/MT
Jaciara/MT
Jauru/MT
Lucas do Rio Verde/MT
Marcelândia/MT
Matupá/MT
Nortelândia/MT
Nossa Senhora do Livramento/MT
Nova Brasilândia/MT
Nova Marilândia/MT
Nova Olímpia/MT
Nova Monte Verde/MT
Paranaíta/MT
Poconé/MT
Primavera do Leste/MT
Rondolândia/MT
Rosário Oeste/MT
Santa Terezinha/MT
Santo Antônio do Leverger/MT
Sapezal/MT
Sinop/MT
Tabaporã/MT
Tangará da Serra/MT
Vale de São Domingos/MT
Vila Bela da Santíssima Trindade/MT

Lista de municípios certificados na edição 2017-2020

74 municípios aderiram na última edição, e 11 foram certificados.
Arenápolis
Campo Verde
Diamantino
Gaucho do Norte
Jaciara
Lucas do Rio Verde
Nova Brasilândia
Nova Marilândia
Querência
Rondonópolis
São José do Rio Claro

Confira os resultados do Selo UNICEF no Mato Grosso na ultima edição: https://www.selounicef.org.br/resultados-mato-grosso

Deixe um comentário

Veja Também