Segunda-feira foi o último dia do sinal analógico em Rondonópolis

Segunda-feira foi o último dia do sinal analógico em Rondonópolis

Segunda-feira foi o último dia do sinal analógico em Rondonópolis

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que desde às 23h59 de segunda-feira, 17 de dezembro, o sinal analógico de TV foi desligado em Rondonópolis.

A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV) liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital, com diversos parceiros, promoveram dezenas de ações em vários pontos do município e alcançou regiões urbanas e rurais.

As ações foram divididas em caravanas, mutirões de agendamentos, mutirões de instalação, feirões digitais, porta a porta e mobilizações nos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social), terminais de ônibus, no comércio e associação de moradores.

A campanha contou com apoio de pelo menos 30 associações de moradores de bairros e da Prefeitura de Rondonópolis, por meio de parcerias nas seis unidades do CRAS.

A dona de casa Ana Paula dos Santos, 27, moradora do bairro Jardim Ana Carla recebeu orientações e descobriu que tinha direito ao kit digital.

“Eles explicaram tudo certinho, fizeram meu agendamento e depois retirei. Não precisei chamar o instalador por que é tudo muito fácil. Agora minha TV de tubo ficou com imagem de cinema, som limpinho e com 8 canais para assistir sem chuviscado”, conta.

A Seja Digital também mobilizou o comércio local e facilitou acesso do restante da população com parcerias com quatro lojas da área comercial da cidade.

“Fizemos o Feirão Digital, que disponibilizou a antena e conversor com preços bem mais acessíveis e promoções”, comentou Cayron Fraga, gerente regional da Seja Digital.

Distribuição de kits gratuitos

Desde o começo das ações, a Seja Digital distribuiu mais de 27 mil kits, com antena digital e conversor, permitindo que diversas famílias tivessem acesso gratuito ao sinal digital.

Após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital.

Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

+ Acessados

Veja Também