Secretaria promove formação para 300 profissionais sobre Educação Ambiental em Várzea Grande

Secretaria promove formação para 300 profissionais sobre Educação Ambiental em Várzea Grande

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) está realizando formação online para 300 profissionais (professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil) sobre a temática Educação Ambiental. Com carga horária de 20 horas, a formação visa refletir sobre as vertentes da educação ambiental, dando enfoque na educação ambiental transformadora.

Segundo o Secretário Silvio Fidélis, a escola é o lugar mais adequado para a inserção das práticas educacionais inerentes ao meio ambiente. “A escola oferece um impacto expressivo na comunidade escolar na prática da cidadania dos educandos, desencadeando posturas e atitudes de sustentabilidade para a edificação de uma sociedade mais responsável e harmônica com o meio ambiente”, ressalta.

Conforme explica o técnico Vagner Cesar Souza Barros, da equipe de Educação Ambiental, os facilitadores da formação utilizam metodologia ativa com atividades interativas, textos reflexivos, vídeos, podcasts e vídeos. “Essas aulas permitirão aos cursistas ampliar seus conhecimentos sobre a educação ambiental extrapolando a visão ambiental para social, econômica, cultural, ética e política, oportunizando aos alunos um entendimento sobre a complexidade dos fatores relacionados à temática ambiental e sua interferência no território escolar”.

A educação ambiental, de acordo com a Lei 9795/1999, aborda a construção dos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum, a qualidade de vida e sustentabilidade. Deve ocorrer de forma contínua e reflexiva para que cada cidadão consciente contribua de forma efetiva na cultura da sustentabilidade.

+ Acessados

Veja Também