Secretaria Municipal de Saúde informa parcial da Campanha contra Influenza em Rondonópolis

4,2 milhões de crianças e gestantes não vacinaram contra a gripe
Rovena Rosa/Agência Brasil

Secretaria Municipal de Saúde informa parcial da Campanha contra Influenza em Rondonópolis

Após o Dia D da vacinação contra gripe, ocorrido no último sábado (04), a Secretaria Municipal de Saúde divulga a primeira parcial com os números da abrangência da cobertura vacinal.

Desde o dia 10 de abril – data de início da campanha – até os registros desta segunda-feira (06), tomaram a dose 32.641 indivíduos que integram o grupo prioritário, o que corresponde a 60,95% da meta prevista para Rondonópolis.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Pasta e responsável pela imunização Magda Rosa é enfática ao alertar que a gripe mata e que, portanto, é importante a prevenção, pois, se as pessoas não se imunizarem, elas ficam vulneráveis a contrair o vírus.

“Além de ser uma doença infecto-contagiosa, a gripe pode evoluir, chegando inclusive a ser fatal. Não podemos esquecer que em 2017 tivemos, em Rondonópolis, óbitos não confirmados que tinham todos os sintomas da doença, mas que, devido à gravidade dos pacientes ao darem entrada para o tratamento, não deu tempo nem de colhermos o material para realizarmos o exame de confirmação. Por isso, é fundamental que a população do grupo prioritário vá a uma das unidades de saúde receber a dose”, adverte Magda.

Entre o público com maior cobertura até o momento estão os idosos a partir de 60 anos (78,74%), seguido da portadores de doenças crônicas (61,22%), gestantes (57,26%) e crianças (52,48). Já a baixa adesão é vista no grupo de trabalhadores da área da saúde (40,98%), profissionais da área da educação (40,87%) e puérberas com até 45 dias após o parto (21%).

Os percentuais disponibilizados hoje (60,95%) foram calculados sobre a parcela de 53.558 pessoas do grupo prioritário, já que ainda não foi contabilizada a população indígena, os grupos privados de liberdade e policiais, quando o público-alvo sobe para 56.159 indivíduos.

A aplicação da vacina segue até o dia 31 de maio nas unidades de saúde do município.

+ Acessados

Veja Também