Secretaria de Saúde oferece capacitação em parceria com Hospital do Coração

Secretaria de Saúde oferece capacitação em parceria com Hospital do Coração
Secretario Gilberto Figueiredo em ação na capacitação em parceria com HCor - Foto por: Ana Lazarini | SES-MT

Secretaria de Saúde oferece capacitação em parceria com Hospital do Coração

Nos dias 20 e 21 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove a primeira etapa do Projeto de Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar, desenvolvido pelo Hospital do Coração (HCor) em parceria com o Ministério da Saúde no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O primeiro módulo da capacitação reuniu aproximadamente 90 profissionais e ocorreu nesta segunda-feira (20), no auditório do auditório do Parque Massairo Okamura, em Cuiabá.

“É uma grande satisfação receber essa capacitação em Mato Grosso. É importante ressaltar que o investimento em planejamento e gestão é uma necessidade, que visa entregar um serviço de qualidade para a população mato-grossense. Não tenho dúvidas de que estamos trabalhando com o que há de melhor em consultoria em Saúde no Brasil”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante a abertura da oficina.

Os módulos presenciais capacitarão aproximadamente 100 profissionais e serão realizados mensalmente, no decorrer dos próximos seis meses; já o acompanhamento profissional perdurará até outubro de 2020.

De acordo com a gerente do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde do HCor, Gizelda Monteiro da Silva, a capacitação é destinada aos gestores dos hospitais que configuram o perfil de urgência e tem o objetivo de introduzir mudanças efetivas no enfrentamento da superlotação hospitalar.

“A dinâmica permite a identificação da superlotação e de ações que podem minimizar ou solucionar essa questão. A partir da primeira oficina, os profissionais já começam a elaborar um plano de ação, que compõe o plano aplicativo do projeto. Assim, esses profissionais voltam para a unidade, validam, e já começam a implementar as estratégias”, explicou a especialista.

O projeto é dividido em três importantes eixos: Gestão Hospitalar; Gestão Clínica e a Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar; e Rede de Atenção às Urgências no âmbito do SUS. A capacitação totaliza carga horária de 240 horas e engloba 11 oficinas – destas, seis presenciais –, atividades de campo e virtuais, sessões de educação permanente, atividades e estudos autodirigidos.

“É uma vitória presenciar essa capacitação, que parte de uma grande vontade do Governo do Estado de Mato Grosso. Trabalhamos para que haja a integração entre as unidades de Saúde e o fortalecimento profissional dos servidores e funcionários. Enxergamos esse projeto como um pilar no desenvolvimento gerencial dos hospitais que atuam em nosso Estado”, concluiu a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES-MT, Deisi Bocalon.

O Projeto de Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar integra os Hospitais Regionais de Água Boa, Alta Floresta, Cáceres, Colíder, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis, Sinop e Sorriso, os dois Hospitais e Pronto Socorros Municipais de Cuiabá, o Hospital Municipal São Benedito de Cuiabá e a antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

+ Acessados

Veja Também