A Prefeitura de Pedra Preta, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta semana atendimento especial para mulheres que precisam fazer exame preventivo do câncer do colo de útero (Papanicolau).
Cinco unidades de saúde funcionarão até as 19h30. São elas:
– 25/08 PSF Cohab
– 30/08 PSF João de Barro
– 31/08 PSF São Sebastião e PSF Vila Garça Branca.
“Estamos extremamente preocupadas com a baixa procura pelo preventivo e também com o aumento de casos de câncer no colo do útero. Essa é uma informação de utilidade pública, por isso peço para que as mulheres e os homens que amam suas mulheres propaguem essa informação para o máximo de pessoas. É sempre bom lembrar que o diagnóstico precoce eleva e muito as chances de cura para o câncer”, explica a secretária Municipal de Saúde, Jéssica Damaceno.
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Para realizar o preventivo basta procurar uma unidade de saúde portando RG, CPF e cartão SUS. O exame dura em média minutos.
Recomenda-se antes da coleta:
Não ter relação sexual nas 72 horas que antecedem o exame;
Não utilizar duchas de higiene íntima;
Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginal
Realizar a coleta 5 dias após a menstruação
O exame dura em média minutos.





