Saúde de Rondonópolis lança Outubro Rosa com lanche especial para colaboradores do Caism

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Wheverton Barros/Gcom

Saúde de Rondonópolis lança Outubro Rosa com lanche especial para colaboradores do Caism

Compartilhe:

Abrindo o Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na tarde desta sexta-feira (1), um café da tarde para os servidores do Hospital Municipal Crystian Mari da Silveira e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) no auditório dessa instituição. No encontro, antes de degustarem as delícias postas na mesa, os funcionários assistiram a uma palestra sobre autoestima e câncer de mama proferida pela psicóloga do Caism, Laura Cristina Pereira da Silva.

Enfermeiros, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, nutricionista, apoio administrativo, entre outros profissionais participaram do evento que, além do colóquio da psicóloga que, ao falar de amor próprio dá importância para a saúde mental, também ofereceu uma consultoria em beleza com limpeza de pele e maquiagem para as mulheres presentes.

“As profissionais da saúde acabam cuidando muito dos outros e, geralmente, esquecem de si mesmas. Por isso, resolvemos começar o Outubro Rosa cuidando dessas servidoras”, reflete a gerente do Caism, Lorena Nunes de Souza Mello, e aproveita para fazer um alerta: “As mulheres estão deixando a mamografia e, até, o autoexame para depois. Mas sabemos que, se descoberto no estágio inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%”.

Rastrear o câncer de mama é de suma importância para poder combatê-lo precocemente, garantindo a sobrevivência da paciente. Nesse sentido, a mobilização deste ano adota o slogan “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”, reforçando a necessidade das mulheres ficarem atentas aos indícios de câncer de mama, quais sejam, alterações no mamilo, caroços, mudanças na textura que fazem a mama parecer uma casca de laranja, aparência avermelhada ou assimétrica e saída espontânea de líquido do bico do peito. Outro sinal que pede investigação são nódulos no pescoço ou nas axilas.

Uma das funcionárias do Caism, Erilânia Ferreira, que trabalha como apoio administrativo, pontua que os cuidados com o corpo devem ser uma rotina, e não apenas uma prática no Outubro Rosa. “É importante que visitemos sempre nosso ginecologista e que estajamos sempre atentas à nossa mama. Devemos cuidar da nossa saúde como um todo e não esquecermos de realizar, também, o papanicolau. Além dos exames, atividade física e alimentação saudável também são aspectos fundamentais para nosso bem-estar”, frisa.

Ocupando o primeiro lugar no ranking entre os tipos de câncer que atingem as mulheres em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) – órgão do Ministério da Saúde que responde pelo desenvolvimento e coordenação das ações voltadas à prevenção e o controle do câncer no Brasil – a estimativa é de que 2021 contabilize 66.280 novos casos de câncer de mama no país, o que representa 61,61 surgimentos a cada 100 mil mulheres. “O câncer não escolhe vítima e pode acontecer com qualquer uma de nós”, constata Erilânia.

Além de estar no topo da lista de incidência de notificações de tumor malígno, o câncer mama também lidera a taxa de mortalidade entre as mulheres brasileiras, conforme o Inca. “Às vezes, a mulher nega essa realidade. Mas aceitar que está doente é a melhor forma de resolver. Então, em caso de sinais estranhos, a melhor postura é encarar a situação e procurar ajuda médica”, salienta a gerente do Caism.

Uso de contraceptivos hormonais, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, atividade física inferior a 150 minutos por semana, consumo de bebida alcoólica, sobrepeso após menopausa estão entre os fatores que, de acordo com o Instituto do Câncer, contribuem para o aparecimento do câncer de mama.

Para apoiar o combate a esse tipo de patologia, a SMS vai ofertar 800 mamografias neste mês. A Pasta ainda destaca a importância do preventivo de colo de útero. Dessa forma, as mulheres que precisem realizar esse exame devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu bairro, onde será agendada a consulta, quando, se identificada a necessidade, além do papanicolau ela receberá a indicação para fazer a mamografia.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também