Saúde confirma cinco casos de H1N1 em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Saúde confirma cinco casos de H1N1 em Rondonópolis

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu os resultados dos exames destinados a investigar as causas da síndrome respiratória aguda grave, que até o momento contabilizava 57 casos. Depois das avaliações laboratoriais realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz (SP) e Hospital Libanês (SP), sete casos foram descartados e cinco confirmados para H1N1.

Quanto aos quatro óbitos em investigação, em um caso já foi descartado para H1N1 e os demais seguem em investigação. O município segue em alerta principalmente neste período de baixa na temperatura, pois no inverno é que acontecem os surtos da síndrome gripal.

Encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Femea de Cuiabá uma criança de 11 anos que apresentou os sintomas de síndrome respiratória aguda após uma viagem, ou seja, o caso provavelmente é “importando”, mas a manifestação da doença aconteceu em Rondonópolis. Os demais pacientes passam bem.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Lizziane Campos Silva, é preciso estar alerta aos sintomas da doença, afinal a medicação correta influencia diretamente na recuperação do paciente.

A enfermeira explica que dor nas costas, dificuldades para respirar, e tosse são sintomas que devem ser observados, e a procura de um médico é essencial.

“Manter a higiene das mãos, fazer o uso do álcool em gel e evitar local de grandes aglomerações de pessoas são importantes cuidados para prevenir a doença”, explica a enfermeira.

+ Acessados

Veja Também