Santa Rita do Trivelato supera média nacional no total de indicadores da educação

Vila Rica deve realizar concurso público para preenchimento de cargos efetivos

Santa Rita do Trivelato supera média nacional no total de indicadores da educação

O município de Santa Rita do Trivelato superou a média brasileira em todos os indicadores da educação no ano de 2017. Somando os pontos de cada item analisado, o município obteve nota 10.

Desde 2013, o município vem apresentando resultados excelentes no setor, conforme destacou o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha, relator das contas anuais de governo do município, referentes ao ano passado (Processo nº 75426/2017).

De acordo com o relator, comparando com a avaliação do ano anterior, Santa Rita do Trivelato tem se mantido melhor que a média Brasil nos 10 indicadores desde 2013.

Em relação ao desempenho de 2016, o município apresentou melhora em dois indicadores e piorou em outros dois.

Foram eles: taxa de reprovação até a 4ª série, ou 5º ano; e taxa de reprovação da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano. Seis indicadores analisados mantiveram o desempenho anterior.

Ao votar pelo parecer favorável à aprovação das contas do município, em consonância com o parecer ministerial, o relator recomendou ao gestor, Egon Hoepers, que adote providências no sentido de aperfeiçoar o desempenho dos indicadores educacionais, implementando programas capazes de melhorar a qualidade do ensino, principalmente em relação aos índices que pioraram em relação à avaliação anterior do seu próprio desempenho.

Já na área da saúde, o município vem apresentando quedas. Em 2014 e 2015, a soma dos indicadores totalizou oito. Em 2016 caiu para sete e agora teve nova queda, chegando a seis.

“Diante dessa exposição, alerto o gestor acerca da importância de melhorar os indicadores que estão abaixo da média nacional e aqueles que repercutiram negativamente, comparando com o seu próprio desempenho, praticando atos eficazes, dentro do seu poder discricionário, a fim de reverter as situações negativas detectadas”, pontuou o relator no voto.

As contas anuais de governo de Santa Rita do Trivelato foram apreciadas na sessão ordinária do Tribunal Pleno desta terça-feira (21/08). O voto do relator foi acompanhado pela unanimidade do Pleno.

+ Acessados

Veja Também