Sala da Mulher proporciona cursos que promovem a autoestima e podem gerar renda

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Sala da Mulher proporciona cursos que promovem a autoestima e podem gerar renda

Valorização da mulher, melhora da autoestima e ainda, capacitação para geração de emprego e renda. São essas as metas da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa que iniciou ontem (19), uma série de cursos de auto-maquiagem, maquiagem profissional, pintura em tecidos destinados às mulheres. De acordo com a coordenadora da Sala, Daniella Paula de Oliveira, a grande preocupação é estar ao lado das mulheres que buscam uma melhoria de vida para si e suas famílias, por isso os cursos ministrados nos bairros Serra Dourada e Paiaguás poderão ser estendidos a outras localidades.

Na tarde dessa terça-feira (20) foi iniciado o curso de pintura em tecidos no bairro Serra Dourada. A professora Daniela Aparecida Cunha Crescêncio é formada em artes e disse que o curso terá aulas teóricas e práticas e será voltado a dois princípios: a arte como terapia e a atividade como forma de geração de renda. Acontecerão aulas teóricas onde elas aprenderão um pouco sobre história das artes e misturas de cores e aulas práticas para que elas possam pintar inicialmente guardanapos e depois chegar à telas.

Segundo a professora, “após o curso de um mês as alunas poderão pintar tecidos com qualidade que lhes permitirá vendas. Vamos despertar nelas essas habilidades e podemos reverter isso em atividades que assegurem mais renda às suas famílias”, disse. O curso prossegue até o mês de julho com duas aulas semanais que acontecem na sede da Associação de Moradores do Serra Dourada. Ao todo 10 mulheres estão sendo beneficiadas nesta primeira etapa.

A segunda secretária da Associação de Moradores, Ivony Antunes dos Reis, falou da parceria com a Sala da Mulher: “ É muito importante porque temos uma comunidade com famílias carentes que precisam de algo para aumentar sua renda e a Sala da Mulher vem nos trazer isso, um início de qualificação para as mulheres. Muitas mulheres tem esse sonho de ter uma renda, mas precisam de ocupações que as deixem também em casa e essa atividade permite que elas trabalhem em casa”, avaliou.

A dona de casa Tânia Fátima Pereira resolveu fazer o curso porque já está aposentada, mas o dinheiro da aposentadoria está insuficiente para cobrir as despesas. Ela explicou que “tenho um salário mínimo que não dá para água, luz e os remédios que aumentaram depois de completados 60 anos de idade. Tá muito difícil e comas aulas quero começar a pintar, vender meus trabalhos e ter mais um dinheirinho”, prevê

Já na noite de segunda-feira (19) foi realizado o primeiro curso de automaquiagem e maquiagem que proporciona á mulher primeiro, aprender a cuidar mais de sua aparência e resgatar a autoestima e depois, caso ela queira, ter uma renda extra maquiando outras mulheres. O curso foi ministrado por Sandra Costa que é profissional na área da beleza e repassou o passo a passo para uma maquiagem completa.

A jovem Evelin Cristine Aparecida Sterssa Paixão, 17 anos, fez o curso por indicação da avó e porque gosta muito de maquiagem. Ela pretende expandir os cursos da área e ganhar renda. “Gostei porque a professora sabe explicar bem e porque fizemos na prática o que me dá mais segurança para fazer a maquiagem em mim, treinar bastante e depois fazer em outras pessoas. Com o curso a Sala me proporcionou decidir iniciar na profissão que quero para mim”, disse.

+ Acessados

Veja Também