Atendimento multicanal é a chave para uma melhor integração entre os canais de vendas das empresas e os seus consumidores. Por meio deles a venda se concretiza mais fácil. Saiba mais.
Investir em Multicanal de atendimento é o mesmo que abrir diversas vitrines de seus produtos e serviços em várias avenidas e ruas importantes de uma cidade, sem arcar com custos de aluguel, investimentos em estrutura e outras taxas para isso.
É muito fácil imaginar o quanto isso seria lucrativo para uma empresa, em se tratando de ampliar as vendas e o engajamento com os consumidores e parceiros. Seria uma oportunidade ótima de expandir o nome da marca e conquistar novos consumidores.
O que muita gente não sabe é que isso não se trata de uma utopia. Trata-se de uma realidade já praticada por muitas empresas que possuem diversos canais de atendimento e de vendas abertos. Por isso o nome de atendimento multicanal.
Contudo, quais seriam estes canais?
Canais de venda
As redes sociais, por exemplo, reúnem um público fiel e cada vez maior com relação aos mais variados assuntos e claro, às marcas que representam tais abordagens de interesse.
Uma empresa que, por exemplo, confecciona roupas de materiais reciclados, atrai a atenção do público ativista, bem como do público que se interessa pela qualidade do tecido, pelas estampas que são variadas, pela causa que representa um status a mais na sociedade e etc.
Aquela rede social passa a ser um canal de vendas em potencial para a empresa, que pode facilmente vender todas as linhas de seus produtos para os públicos interessados.
O mesmo vale para outras conexões como por exemplo WhatsApp, e-mail, formulário de contato do site, dentre outras ferramentas que servem para aproximar o público da marca e encaminhá-lo por todas as etapas da jornada de compra até a última: a da aquisição.
Engajamento – Informação – Conversão
Quando estes canais se voltam para abordar os públicos em suas necessidades diárias ou ainda em suas paixões, idealismos e outros, cria-se uma conexão com os consumidores que possibilita compartilhar ideias, desejos, sonhos e, por que não, consumos.
Quando o público se conecta a uma marca por meio de um destes canais, começa a receber informações sobre todos os produtos e serviços que possam lhe ser úteis, dentro do que acredita ser importante para viver em sociedade.
Com estas informações que podem ser facilmente compartilhadas, redirecionadas, comentadas e até rejeitadas, a empresa é capaz de fortalecer o elo com o público e converter mais facilmente suas vendas, com links direto para plataformas de pagamento que facilitam condições tornando a experiência de compra mais prazerosa.
O mesmo ocorre com experiências de consumo ruins para o público. É por meio dos canais de atendimento que os consumidores se expressam rapidamente, reforçando suas mágoas e revoltas por uma compra que não saiu do jeito esperado.
Por meio destes canais, reverter a situação de forma positiva abre caminhos para futuras novas compras, uma vez que reforça a credibilidade da marca perante o seu público e a seriedade com que trata o desejo de consumo de cada cliente.
Como providenciar um atendimento multicanal?
O primeiro passo é verificar por onde os clientes preferem manter contato com a empresa, se através do whatsapp, das redes sociais ou mesmo exclusivamente pelo site.
É fato que mais de um canal de atendimento será escolhido. É fato que através destes canais, será necessário estudar os vários tipos de perfis de seguidores, como aqueles que curtem, respondem, perguntam e compram com frequência e aqueles que apenas visualizam a mensagem ou recebem as ofertas mas não interagem com a campanha.
Pesquisas poderão apontar caminhos que visem um maior engajamento e consequente conversão de metas para estes públicos. E claro, conteúdo de ótima qualidade faz toda diferença na hora de atrair o cliente.
Um investimento que dá resultados. Portanto, investir em multicanal e expandir os negócios do jeito que sempre se quis e com valores que se pode aplicar.