O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller, disse nesta quinta-feira (5) que fraudes e “safadezas” ocorrem todos os dias na administração pública.
Waller fez a declaração em depoimento à CPMI do INSS ao ser questionado pelo relator do colegiado, Alfredo Gaspar (União-AL), sobre fraudes em ACTs (Acordo de Cooperação Técnica). Segundo o deputado, há registros de irregularidades desde 2015, pelo menos.
“E se eu disser ao senhor que essa safadeza vem de antes de 2015, como o senhor identifica só o ponto de virada de chave em 2019?“, perguntou Gaspar.
“Bom, safadeza, fraude, tentativa de fraude ocorre todos os dias na administração pública. E quando detectado, tem que trazer um alerta para o gestor para mudar essa regra”, respondeu Waller.
Em seguida, o presidente do INSS explicou que o motivo das fraudes continuarem por todo esse tempo foi a falta desse alerta para que houvesse uma apuração dos fatos.
A primeira reunião do ano da CPMI ouve o presidente do INSS após o adiamento do depoimento do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, para tratar sobre empréstimos consignados. A comissão mista investiga descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas do instituto.





