Sachetti defende distritão com progressão para o distrital misto

Redação PH

Redação PH

Sachetti será candidato ao senado

Sachetti defende distritão com progressão para o distrital misto

Em meio àdiscussão da reforma política (sistema eleitoral), o deputado federal Adilton Sachetti (PSB) disse defender o distritão, sem coligação ou federação, para as eleições de 2018 e progressão para o distrital misto em 2022.
Para Sachetti o objetivo dessa progressão é a redução drástica dos partidos, que acontecerá com a criação da cláusula de desempenho.
“No nosso atual modelo eleitoral, os votos no partido podem eleger candidatos que não foram os mais bem votados, mas o distritão acaba com a figura do puxador de votos. Já o distrital misto fortalece os partidos políticos porque o eleitor terá dois tipos de voto: um no candidato do distrito e outro na lista partidária”, argumentou o parlamentar.
A alteração do sistema político brasileiro deve ser tratado com urgência para Adilton. “Essa discussão tem que ser feita para tenhamos uma política mais verdadeira, transparente, que realmente expresse a vontade popular”, concluiu.
O atual presidente da Câmara, André Fufuca (PP), prometeu votar a reforma política nesta quarta (30) e também colocar em plenário a cláusula de barreira e o fim das coligações proporcionais logo.

+ Acessados

Veja Também