Rondonópolis terá pelo menos mais 30 respiradores artificiais a partir desta semana

Foto: Ilustrativa

Rondonópolis terá pelo menos mais 30 respiradores artificiais a partir desta semana

As ações e iniciativas do prefeito Zé Carlos do Pátio no sentido de solucionar ou amenizar o problema da falta de respiradores artificiais, empregados para suporte de saúde a pacientes internados com Covid-19 começa a surtir efeito, e a partir desta semana, a cidade vai começar a receber pelo menos 30 aparelhos novos doados pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde, e que serão entregues via Secretaria de Estado de Saúde.

A ação iniciou recentemente quando o prefeito efetuou contato com a ministra da Agricultura Tereza Cristina e solicitou sua ajuda na intermediação junto ao Governo Federal, no que foi atendido.

O senador da República Wellington Fagundes (PR), também fez a sua parte, e reforçou o pedido do prefeito, intermediando junto ao Ministério da Saúde, e na sexta-feira (13) enviou um ofício à prefeitura comunicando o sucesso no atendimento da demanda do município.

Segundo o documento enviado por Wellington, ele confirmou informação repassada pelo Gabinete do Ministro da Saúde de que toda a demanda por respiradores do município de Rondonópolis será atendida pelo ministério, conforme as solicitações feitas.

Ainda segundo o ofício, o assessor especial do ministro, Dr. Ailton Cascavel, confirmou a entrega dos respiradores que será feita da seguinte forma: 10 (dez) unidades já estão à disposição em remessa feita semana passada a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso;

Outras 10 (dez) unidades serão enviadas nesta terça-feira, dia 16 de junho e 11 unidades serão enviadas na próxima sexta-feira, 19 de junho, completando 31 unidades. Destacando que todos serão enviados e entregues via Secretaria de Estado da Saúde.

Com a chegada destes equipamentos, a cidade amplia e praticamente dobra a sua capacidade de atendimento à população, em um momento em que por algumas vezes, se chegou muito perto da saturação e de um eventual colapso no atendimento a pacientes testados positivos internados necessitando de ventilação artificial.

Muitas outras ações ainda estão sendo efetuadas pelo município, no sentido de ampliar a faixa de segurança, no que tange a obtenção de equipamentos e estruturas de saúde para atendimento a população nesse momento de pandemia.

Além destas ações específicas, a prefeitura ainda tem procurado acelerar os processos de reforma, ampliação e construção de unidades de saúde no município, que, assim que esta pandemia passar, vai deixar a cidade muito mais estruturada e equipada com mecanismos que possam oferecer uma melhor resposta e qualidade de vida nos atendimento de saúde pública da população.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a necessidade da colaboração mais efetiva da população, já que os indicadores apontam um crescimento significativo dos casos positivos na cidade.

A administração pública recomenda a adoção dos cuidados primários no que se refere a redução do contágio e disseminação do coronavírus e pede à população se possível ficar em casa; evitar estar em locais de aglomeração; evitar o contato físico com outras pessoas; manter o distanciamento no caso de permanência em filas; e, se precisar sair de casa por qualquer motivo, que adote cuidados primordiais como: o uso constante de máscaras, e lavar as mãos com álcool gel, ou sabão.

+ Acessados

Veja Também