Romoaldo indica benefícios para Nova Monte Verde

Redação PH

Redação PH

região norte busca melhorias na saúde e regularização fundiária

Romoaldo indica benefícios para Nova Monte Verde

Tramitam na Assembleia Legislativa três indicações de autoria do deputado Romoaldo Júnior (PMDB) que irão levar benefícios para Nova Monte Verde (aproximadamente 978 km de Cuiabá). A primeira solicita a necessidade da implantação de uma agência da Caixa Econômica Federal no município, que tem aproximadamente 30.000 habitantes, faz limites com os municípios de Nova Bandeirantes, Apiacás, Juara e Paranaíta e está localizado a 160 km de Alta Floresta, onde fica a Caixa Econômica mais próxima.

Na justifica, Romoaldo explica que Nova Monte Verde se destaca nas atividades econômicas da pecuária do sistema de cria, recria, corte e leiteira e da agricultura, com predominância do cultivo de arroz, milho e lavouras de subsistência.

“Entretanto, o município não tem uma agência da Caixa e isso tem prejudicado a população que precisa percorrer quilômetros até chegar a Alta Floresta. É muita dificuldade”, explica.

O parlamentar assinala que a agência no município fará a diferença na vida dos cidadãos, que poderão ter a oportunidade de acessar uma das maiores instituições financeiras do país.

“Desse modo, solicitamos que a Caixa Econômica realize um estudo para avaliar a necessidade da agência. A implantação será um marco na expansão da economia regional, atendendo também os municípios de Apiacás e Nova Bandeirantes”.

A segunda indicação foi para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) sugerindo uma unidade da Politec para Nova Monte Verde.

Romoaldo justifica que a Perícia Criminal, requisitada pela autoridade policial, Ministério Público e Judiciário, é a base decisória que direciona a investigação policial e o processo criminal.

O perito criminal oficial é quem realiza o exame de corpo de delito e as outras perícias, ou seja, examina os vestígios coletados pessoalmente em local de crime, bem como aqueles encaminhados pelas autoridades, fazendo relação com a ação delituosa. “Atualmente a Politec mais próxima é a do município de Alta Floresta que ficam a 160 quilômetros”, explica.

A terceira indicação é também para a área de segurança de Nova Monte Verde, onde o deputado solicita uma unidade da Polícia Rodoviária Estadual na MT 208, que corta o município.

“Até pouco tempo os moradores viviam tranquilos por morar em uma cidade do interior. A indicação também é pelo fato de que no trecho de 700 quilômetros, de Nova Santa Helena até Colniza, não há nem um tipo de fiscalização rodoviária e com isso o índice de ocorrências policiais vem aumentando”, conclui Romoaldo Júnior.

+ Acessados

Veja Também