Neste artigo você conhecerá os avanços da nova rede 5G nas operadoras Claro, TIM e Vivo. Especificamente, explicaremos sobre os seguintes tópicos:
- Vivo: alta velocidade garantida
- Principais benefícios do 5G
- Quais smartphones podem suportar o 5G?
Claro, o líder do 5G
A Claro decidiu inovar mais uma vez no Brasil com a rede 5G DSS. Esta nova tecnologia oferece ultravelocidade e uma melhoria infinita na experiência do usuário. Além disso, permitirá conexões até 12 vezes mais rápidas do que o 4G convencional.
Mas primeiro você tem que entender o que é 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing). É uma tecnologia que permite o compartilhamento de frequência entre os padrões 3G, 4G e 5G conforme sua conveniência.
Os padrões 5G DSS e 5G são os mesmos, porém oferecem experiências diferentes. O 5G DSS da Claro não é tão rápido quanto o 5G, mas é muito mais rápido que o 4G.
A Claro é a operadora que mais avançou nessa questão. A rede 5G da Claro já está em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Porto Alegre, Santos, Campinas e Guarulhos, e pretende se expandir ainda mais.
O objetivo da empresa, segundo seus executivos, é encerrar com 12 novos pontos de cobertura. Eles também garantem que a expansão será muito mais rápida quando a Anatel realizar o leilão 5G.
Para acessar o serviço, você deve ser cliente Claro e possuir um Smartphone compatível com a rede. Além disso, você deve estar dentro da área de cobertura.
https://www.youtube.com/watch?v=PFDplzkkClk&ab_channel=ClaroBrasil
5G atinge áreas agrícolas com Claro e Huawei
Por outro lado, a Claro já faz experiências com a Huawei na área de agronegócio. O projeto começou em 3 de novembro e consiste em conectar drones à rede 5G para monitorar as lavouras.
A meta é substituir os aviões por esses drones e assim cobrir uma área de 1.000 hectares por dia com maior velocidade. Você também pode economizar até 95%.
TIM, o futuro do 5G
A TIM também tem os olhos postos no futuro. A operadora garante que a tecnologia 5G não se trata apenas de velocidade, mas de uma era de inovação que fornecerá novas maneiras de se comunicar e viver.
A TIM já lançou redes experimentais em Bento Gonçalves, Itajubá e Três Lagoas, com o objetivo de fornecer Internet residencial. Porém, a empresa quer ampliar seu leque de atuação.
As áreas que podem ter operações 5G no futuro são saúde, educação, segurança, entretenimento, carros inteligentes, jogos e muito mais.
De fato, a empresa já está trabalhando em conjunto com a Ericsson e a INATEL para oferecer soluções a nível de iluminação e segurança, no âmbito da Internet das Coisas.
Uma vez instalada a rede 5G, será possível criar uma rede que cubra todo o município de Florianópolis e assim instalar câmeras nos postes. O objetivo será criar soluções de reconhecimento facial, estacionamento inteligente, entre outras inovações.
Hospitais digitais para cirurgias remotas
No caso da saúde, a TIM propõe a criação de “hospitais digitais” que facilitem consultas remotas e aproximem especialistas e pacientes, independentemente de onde estejam no mundo.
Este serviço já é uma realidade no Brasil. No entanto, querem ir ainda mais longe com a rede 5G e transformar tanto dispositivos móveis como implantes médicos, rastreadores e até artigos de uso pessoal, com o objetivo de fornecer aos médicos informações em tempo real sobre seus pacientes.
Vivo recarga e pagamentos com 5G
Os clientes do Vivo 5G poderão utilizar o aplicativo RecargaPay para fazer recargas de Vivo e pagar todas as suas contas online.
Vivo 5G, alta velocidade garantida
A Vivo não fica muito atrás. A empresa espanhola também aposta nesta tecnologia com o objetivo de proporcionar a maior velocidade aos seus utilizadores.
Embora a operadora não tenha dado detalhes sobre a velocidade de sua nova rede, acredita-se que ela será de pelo menos 400 megabits por segundo. No entanto, a promessa da Vivo é atingir Gigabits por segundo quando 5G for lançado a 100%.
A Vivo, assim como a Claro e a TIM, usarão o padrão 5G DSS para começar a testar o serviço. Segundo a empresa, este é apenas o primeiro passo para a implantação total do 5G.
Para isso, será necessário realizar um leilão de frequências e instalar muito mais antenas, já que no momento apenas algumas foram instaladas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre.
Para utilizar o serviço com esta operadora, é necessário ter acesso a um local que tenha essa cobertura e também um smartphone que tenha a capacidade de passar automaticamente de 4G para 5G.
Principais benefícios do 5G
A Internet de quinta geração oferece excelentes benefícios aos seus usuários. Entre eles, encontramos o seguinte:
Alta velocidade de navegação: A rede 5g promete uma velocidade teórica de cerca de 10 Gigabits por segundo, o que é muito quando comparada aos 100 Mb por segundo da rede 4G.
Cirurgias remotas: com a tecnologia 5G, futuramente, as cirurgias remotas poderão ser realizadas de qualquer lugar do mundo.
Baixa latência: Outra vantagem da tecnologia 5G é que ela reduzirá a latência para 1 milissegundo. Este é o tempo entre um pedido e uma resposta. Para referência, a latência atual da rede 4G é de 50 milissegundos.
Isso aprimorará infinitamente os serviços que conhecemos atualmente. Por exemplo, permitirá a montagem de veículos autônomos, a realização de intervenções médicas remotas, transformará processos industriais e muito mais.
Maior capacidade de dispositivos conectados: O sistema 5G também promete um maior número de conexões de antena simultâneas. Isso nos permitirá conectar tudo o que nos rodeia: portas, vantagens, carros, eletrodomésticos e muito mais, facilitando assim o dia a dia.
Eficiência: a rede 5G não só será mais rápida, mas também mais inteligente e consumirá menos energia.
Robotização: a Internet de quinta geração impactará o campo da robótica, realidade virtual, Big Data e ultra definição.
Quais smartphones podem suportar o 5G?
Os fabricantes de telefones celulares já estão lançando aparelhos compatíveis com a rede 5G. O primeiro a ser lançado foi o Motorola Edge, que tem tela de 6,7 polegadas, áudio estéreo e bateria que dura até dois dias.
O Moto G 5G Plus também suporta o novo sistema, que possui uma tela de 6,7 polegadas, 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno e uma bateria de 5.000 mAh.
Já a marca Samsung lançou os celulares Galaxy Note20, Galaxy Note20 Ultra e Galaxy Z Fold2 que são perfeitamente compatíveis com a tecnologia 5G.
A Xiaomi também está na vanguarda com seus modelos Mi 10T e Mi 10T Pro, bem como a Apple com o iPhone 12 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.











