Quais são os tipos de processos que correm em segredo de justiça?

Quais são os tipos de processos que correm em segredo de justiça?

Talvez você já tenha ouvido falar de segredo de justiça, que basicamente é quando algo que está acontecendo no âmbito legal precisa ser conduzido de forma sigilosa, o que não é o que acontece normalmente.

Em situações normais, um processo e situações em geral da justiça tendem a ser públicas. Advogados tendem usar um software jurídico para armazenar informações sobre seus casos, e a justiça também deixa tudo de forma que possa ser acessado pelas pessoas em geral.

No entanto, existem momentos onde a justiça entende que aquela situação específica não pode ter seus dados divulgados publicamente. Existem vários motivos que podem levar a essa situação, e você provavelmente já deve ter ouvido falar disso em alguma reportagem.

Muitas pessoas têm dúvida se isso realmente é o certo, e quais os motivos que levam um processo a ser segredo de justiça. Mas diferente do que se pensa, segredo de justiça não tem a ver com esconder algo da população.

 Nem tão pouco tem a intenção de ajudar criminosos, políticos ou pessoas influentes. Qualquer tipo de pessoa pode ter um processo correndo em segredo de justiça, se as condições exigirem isso. 

E se você está curioso quanto a qual o tipo de situação que faz com que um processo corra em segredo de justiça, saiba que hoje estamos aqui para falar sobre isso.  

Hoje vamos falar um pouco sobre os tipos de processo que podem correr em segredo de justiça, quais são os momentos e situações que exigem que as coisas tenham que ser levadas dessa maneira.

Quando exige interesse do público

O primeiro motivo que faz com que um caso seja levado para o segredo de justiça, é quando existe um claro interesse do público em cima dele, isso pode atrapalhar demais o caso, e por vários motivos.

Vamos supor que exista um lado que, aos olhos públicos, é claramente o culpado. As pessoas vão querer saber mais sobre o processo para poder hostilizar aquele lado, principalmente nas redes sociais, criando um cenário de humilhação pública.

O problema nisso é que sem o processo concluído, ninguém é realmente culpado ainda, e esse cenário hostil formado é injusto para qualquer lado que for. Isso sem falar nas pessoas que querem fazer justiça com as próprias mãos, colocando a vida dos suspeitos e envolvidos em geral em risco.

E por fim, existem as fofocas e fake news também, que podem ser criadas e espalhadas usando como base meias verdades que seriam pesquisadas sobre o processo. 

Quando tem ligação com casamento 

Outra situação que costuma correr em segredo de justiça, são processos relativos a casamento. Geralmente que tem ligação à compensação alimentícia ou mesmo a disputa da guarda de menores.

A ideia aí é simplesmente não expor todos os envolvidos mesmo, com a ideia de que mesmo em divórcio, o casamento ainda é uma situação particular da família, e não existe motivo para que isso seja tornado público. 

Em caso de menores envolvidos, quem mais acabaria exposto ali é de fato ele, então correr em segredo de justiça ajuda a tornar o processo do divórcio menos estressante para todos os lados que estão envolvidos na história. 

Quando se está em processo de investigação

Esse é talvez o motivo mais importante do porquê processo corre em segredo de justiça. Quando algo grave está acontecendo, em caso complexo, é necessário investigações a fundo.

E nesse caso, qualquer tipo de interferência pode ser um perigo e comprometer o resultado dela. A ideia de que pessoas podem tentar atrapalhar a investigação também faz com que ela vá correr em sigilo.  

E mais ainda, existem investigações minuciosas que possuem grampos telefônicos, escutas e coisas do tipo, e isso não pode vir a público, então sempre que uma investigação chega nesse ponto, ela também precisa correr em sigilo.

E por fim, expor o réu também é algo que pode fazer tudo correr em segredo. Essa exposição pode acabar moldando a imagem pública da pessoa, e se no fim das contas ela for inocente, a sua imagem vai continuar distorcida.

É muito difícil, por exemplo, alguém ser publicamente investigado por estupro ou algo muito grave e que acaba gerando opiniões das pessoas quanto a moral do indivíduo. Porque quando se trata de moral, as pessoas tendem a criar opiniões fortes sobre o réu, e mesmo com as provas da inocência, fica difícil voltar a imagem que a pessoa tinha antes.

Em resumo, o segredo de justiça se faz útil de várias maneiras, ele ajuda a não expor demais quem deve ser exposto, ajuda a garantir que as investigações corram sem gente atrapalhando, e ainda permite que conclusões precipitadas não sejam tiradas.

Um recurso da nossa justiça que existe para tornar o processo legal ainda mais justo, e ainda mais seguro para todos os envolvidos, da investigação, a vítima e o réu.

+ Acessados

Veja Também