Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” têm dado resultados positivos no ambiente escolar

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Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” têm dado resultados positivos no ambiente escolar

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A secretaria de Defesa Social do município de Várzea Grande, desenvolve um importante projeto, por meio da Guarda Municipal Cidadã, na promoção da cultura da paz nas escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Por entender que a criação de uma cultura de paz nas escolas não deve ser apenas responsabilidade das instituições, mas deve ser desenvolvida em colaboração com as famílias dos estudantes e comunidade escolar, é que o projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar surgiu, e tem apresentado resultados positivos, nas várias regiões da cidade, onde as escolas municipais estão instaladas.

Na avaliação do secretário municipal de Defesa Social Cel Alessandro Ferreira da Silva, a meta do Projeto vem sendo cumprida na garantia de que os espaços escolares permaneçam sendo ambientes seguros, acolhedores e de aprendizado, mesmo porque, as escolas desempenham um papel crucial na formação dos alunos, na arte de educar, nos padrões educacionais, da ética, da moral e do aprendizado.

“O nosso papel neste Projeto é expandir a ideia e promover essa cultura da paz nas escolas, com palestras que exponham os estudantes a diferentes realidades, culturas e opiniões, sobre os temas do dia- a- dia que geram divergências interna e externa. Por exemplo, as palestras educativas de sensibilização e prevenção que alertam sobre abuso sexual (pedofilia), bullying, violência doméstica, ajudam na resolução construtiva de conflitos internos e extra classe, por meio de diálogos inteligentes, mas também ensina aos estudantes que existem, conflitos que podem ser evitados e, também, que existem diversas perspectivas e estilos de vida. Esse contato possibilita o desenvolvimento de valores éticos e respeito mútuo”, disse o secretário.

“Por isso que antes do projeto ser implantado em uma escola, existe toda uma preparação e pesquisa que é feita dentro da escola e no seu entorno, para identificação de conflitos ou não, e assim direcionar as palestras”, explica a coordenadora pedagógica da Guarda Municipal e coordenadora do Projeto, professora Márcia Maria de Souza Oliveira.

“As palestras são sempre educativas de sensibilização e prevenção, visando a quebra de conflitos internos e externos. Quando abordamos a autoestima, comportamento, autoconhecimento, expectativa de vida, gravidez precoce (DST’s), pandemia (coronavírus) e outros temas pertinentes à comunidade escolar, desperta em cada aluno o entendimento global do que é importante para ele, na escola e dentro da sua casa e seu relacionamento com os amigos. O objetivo é contribuir para a segurança e para ajudar na formação dos alunos da rede pública, sobre a cultura da paz, ensinando como lidar com estes temas e conflitos, assim conseguimos ampliar os laços de cooperação entre a instituição de segurança municipal e as escolas, os alunos, a comunidade escolar, além de contribuir com mudança de comportamento dos estudantes junto ao convívio familiar e amigos, sem discriminação ou preconceitos” afirmou, Márcia Maria Oliveira.

“As nossas ações educativas (palestras, oficinas, rodas de conversa) são pautadas no diálogo, na contribuição por um convívio social positivo dentro e fora da escola e é lógico dentro dos conceitos de Educação em resolução de conflitos; de valores, inclusão e muitas vezes no envolvimento com a comunidade em que vivem e acima de tudo ensinar práticas de reconciliação em qualquer situação. O diálogo é tudo”, disse ainda a professora e coordenadora do Projeto Márcia.

Ela salienta ainda que todo esse trabalho vem dando resultados além de positivos, porque acredita que educar uma criança e um jovem vai além de preparar indivíduos para fins profissionais.

“A escola, juntamente com os pais, tem um papel fundamental no que se refere ao ensino de valores importantes para o bom convívio social, estimulando sempre o respeito às diferenças, a empatia e o diálogo. Por isso sempre digo que a cultura da paz é um conjunto de comportamentos, valores e atitudes que valorizam o respeito. Ela busca resolver conflitos por meio do diálogo, sem recorrer à violência. No ambiente escolar, a cultura da paz significa incorporar práticas que promovem inclusão, diversidade, respeito mútuo e relacionamentos saudáveis à metodologia de ensino. São nas escolas onde crianças e adolescentes passam grande parte de seu tempo, às vezes até mais do que em casa. Por isso, é crucial que sejam seguras, acolhedoras”, argumentou Márcia.

Ainda para o secretário de Defesa Social, Cel Alessandro, promover uma cultura de paz nas escolas é investir no desenvolvimento integral dos estudantes. Isso implica fortalecer suas habilidades sociais e emocionais, no preparo para se tornarem cidadãos responsáveis, éticos, conscientes e engajados em suas comunidades.

“Conflitos são inevitáveis em ambientes escolares e sociedade, onde há interações sociais. É natural surgirem desentendimentos e discordâncias nesses cenários. Porém promover uma cultura de paz nas escolas não implica eliminar conflitos ou impedir que surjam novos. Em vez disso, significa capacitar os estudantes com habilidades socioemocionais e valores relevantes, para serem capazes de resolverem os conflitos de forma madura, não violenta e inteligente. Essa é a nossa missão da Guarda Municipal Cidadã”.

O Projeto atende por semestre 10 escolas cada. As palestras são ministradas dentro das salas de aulas, por turma.

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