Projeto do vereador Juary Miranda que reaproveita água da chuva é aprovado

Projeto do vereador Juary Miranda que reaproveita água da chuva é aprovado

O Projeto de Lei do vereador Juary Miranda (SD), que institui o sistema de reaproveitamento da água da chuva para utilização não potável nos prédios públicos da administração direta e indireta no município de Rondonópolis foi aprovado na Sessão Ordinária realizada ontem (14) na Câmara de Vereadores de Rondonópolis.

O projeto consiste na instalação de reservatórios para a captação de águas pluviais em todos os prédios ligados a administração municipal, como escolas, creches e hospitais municipais, além das secretarias.

Tem o objetivo de evitar o uso desnecessário da água potável, preservando esse bem, propiciar economia ao município e também colaborar para que os prédios públicos municipais tenham autossuficiência hídrica.

O projeto ainda diz que essa água pluvial será destinada para lavagem de calçadas, descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, abastecimento de fontes e espelhos d’água, além de servir para limpeza de automóveis, áreas internas e externas, e para uso emergencial em casos de incêndio, se necessário.

O vereador conta que criou esse projeto, porque é preciso desenvolver meios sustentáveis para minimizar problemas ambientais, já que a água é essencial para a sobrevivência da vida no planeta.

“Já começamos pelos prédios públicos para que o município em suas reformas ou construções, já instale um reservatório onde a água pluvial será armazenada, depois passará por um tratamento e assim será colocada a disposição para uso”, falou Juary Miranda.