Projeto de Lei cria Semana de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer Infantil

região norte busca melhorias na saúde e regularização fundiária

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) apresentou Projeto de Lei que institui a Semana de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer Infantil de Mato Grosso, que deverá ser inclusa no calendário oficial do Estado. A iniciativa busca a conscientização da população, sendo que nesta segunda-feira (15) é o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil.

Conforme o Projeto de Lei, a Semana de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer Infantil será destinada à conscientização da população mato-grossense sobre os riscos da doença a ser amplamente divulgada em toda rede pública e privada de ensino e de saúde do Estado.

A proposta determina que a semana seja realizada anualmente, e deva recair na data de 23 de novembro, considerado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Com isso, o Projeto prevê que os objetivos são de levar ao conhecimento dos alunos, pais e responsáveis e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros, informações sobre a doença; orientação sobre o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento adequado; detectar possíveis casos de câncer infantil entre alunos e familiares; realizar devido encaminhamento dos casos detectados para acompanhamento médico especializado.

A programação a ser desenvolvida durante a semana instituída neste Projeto de Lei será realizada pelo governo do Estado, em que devem constar palestras, seminários, informações sobre sintomas, prevenção e combate do câncer infantil, além de outras atividades que possam ser desenvolvidas com a finalidade de alcançar os objetivos previstos.

De acordo com Oscar Bezerra, as escolas de rede de ensino público e privado do Estado poderão celebrar parcerias com hospitais e órgãos públicos ou privados, organização não governamentais, associações profissionais e outras entidades afins. “O importante é que os objetivos pretendidos pela Semana de Prevenção e Combate ao Câncer Infantil sejam cumpridos, com alcance pleno da população de nosso Estado”, concluiu o deputado.