Projeto de acolhimento de pessoas com espectro autista vira Lei em Rondonópolis

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Marildes deve ser líder da bancada do PSB

Projeto de acolhimento de pessoas com espectro autista vira Lei em Rondonópolis

Compartilhe:

O projeto da vereadora Marildes Ferreira (PSB) que dispõe sobre ficar facultativo aos shopping centers, hipermercados, ginásios poliesportivos e estabelecimentos similares privados ou públicos em funcionamento no âmbito do Rondonópolis a criar o espaço ” Acolher com Amor”, destinado a receber crianças adolescentes e adultos autistas bem como seus acompanhantes em momentos de crise ansiedade e agitação, agora é Lei.
A proposta aprovada pela Câmara de Vereadores foi promulgada pelo presidente da Casa de Leis, o vereador Junior Medonça (PT) e com isso já está vigorando.
A vereadora destacou que esse é um grande passo para melhorar a política de acolhimento de pessoas com o transtorno e uma forma também de proporcionar um conforto nos momentos de crise mais profundas. “Esse projeto é de suma importância e vamos trabalhar para buscar mais formas de apoio à famílias e as pessoas com autismo”, disse.
As espaços para acolhimento, de acordo com a Lei deverão obedecer ao protocolo ABA – Análise do Comportamento Aplicada, que identifica as diferentes necessidades individuais.
O objetivo da sala “Acolher com Amor” é oferecer suporte e assistência às pessoas autistas em momentos de crises de ansiedade e agitação, proporcionando um local adequado para que possam se acalmar e recuperar o equilíbrio emocional.
Por outro lado, vai caber ao Poder Executivo, por meio de regulamentação específica, definir e editar as normas complementares necessárias à execução da Lei, considerando as boas práticas e recomendações técnicas relacionadas aos atendimentos de pessoas autistas.
No entanto a prefeitura, pela Lei está autorizada a estabelecer convênios e parcerias com entidades públicas ou privadas, bem como receber doações particulares, a fim de viabilizar a implementação e manutenção da sala “Acolher com Amor”.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também