Primeira gravação da música símbolo de Rondonópolis completa 30 anos

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Prefeitura celebra réveillon 2019 com festa no Casario
Arquivo Assessoria

Primeira gravação da música símbolo de Rondonópolis completa 30 anos

Compartilhe:

No aniversário de 67 anos de emancipação de Rondonópolis muita gente se pergunta como nasceu a música Rondonópolis, de autoria do ex-vereador Olímpio Alvis e Gesnner Tibiriçá. A canção símbolo da cidade completou esse ano 30 anos da sua primeira gravação realizada em 1990.

Veja abaixo o vídeo da música “Rondonópolis”

A música é como se fosse um hino da cidade e costuma ser muito tocada em festas e eventos públicos nos aniversários da cidade. O cantor Olímpio Alvis explicou ao Primeira Hora que a música foi fruto de uma parceria com Tibiriçá. 

Olimpio foi um dos autores da canção símbolo da cidade

O cantor, na época, era muito conhecido pela sua participação em festivais de música na cidade e Tibiriçá era um poeta, mas não era interprete musical. Na época, ambos eram bancários, Olímpio trabalhava no banco Itaú e Tibiriçá era servidor do Banco do Brasil. 

“Tibiriçá era um poeta, o qual me procurou pra tratar sobre composições, já que ambos escreviam. Me encantei com um de seus poemas, de tão somente quatro linhas: ‘Roo, eu descobri sou seu irmão, também corre um Rio Vermelho dentro do meu coração’”, explicou Olímpio.

Ele disse que em seguida pediu autorização para transformar o poema em uma canção. “Conversei um pouco mais com ele, e aproveitei a sua própria história pra compor o restante da letra”, disse Olímpio. 

O cantor ainda fez uma mudança no poema original que tinha a palavra Roo, que era abreviação do nome da cidade e ele colocou o nome por extenso do município. “Nesse caso, o que realmente aconteceu foi uma construção original, feita em parceria”, disse.

Ele explicou que na época cantava com o Martinho Irala, que chegou a fazer o primeiro arranjo da música que foi mudado por um maestro da gravadora em São Paulo, quando a canção foi gravada pela primeira vez em 1990, a canção foi regravada pelo próprio Olimpio em 2007.

Tibiriçá, o outro autor da canção, acabou sendo transferido pelo Banco do Brasil, onde trabalhava para a cidade de Lorena, em São Paulo e acabou falecendo na cidade do interior de São Paulo. 

Olímpio entrou na política e teve quatro mandatos de vereador em Rondonópolis.

Ainda sobre o Tibiriçá, Olímpio musicou  outro poema, que virou uma música sobre o  Rio Arareau.

Confira a letra da música símbolo de Rondonópolis 

Desde menino que me lembro ouvi falar

De uma terra muito boa lá perto de Cuiabá

Mas quem diria que um dia eu ia pra lá

Ver aquele cerrado que plantando tudo dá.

Terra de Rondon

De Rosa Boróro

Das lindas morenas que sorrindo eu namoro.

Esses verdes campos.

Esse céu azul cor dos olhos claros da menina loura que chegou do sul

Rondonópolis

Eu descobri sou teu irmão

Também corre um Rio Vermelho         

Dentro do meu coração.

 Rondonópolis

 Eu descobri sou teu irmão            

Também corre um Rio Vermelho

 Dentro do meu coração

 

 

 

 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também