Primeira-dama destaca importância de voluntários na Caravana da Transformação

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Primeira-dama destaca importância de voluntários na Caravana da Transformação

A Caravana da Transformação, que já teve início no município de Barra do Bugres, passou a contar com o reforço de 170 voluntários que receberam certificados de participação no curso de formação promovido pela Defesa Civil, em parceria com o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV).

Presente na cerimônia de entrega dos certificados, realizada na noite desta terça-feira (12.07), a primeira-dama do Estado e coordenadora do NAV, Samira Martins, agradeceu a dedicação de cada um dos alunos. “O trabalho voluntário não é pago porque não tem preço. Tenho certeza que estas pessoas que buscam atendimento não vão esquecer o rosto de cada um de vocês”.

Samira, que também é voluntária no Governo do Estado, aproveitou a oportunidade para destacar as principais ações e projetos desenvolvidos pelo NAV, entre eles a Cidade da Saúde, Natal Pra Todos, Auto da Paixão e Casamento Social. “Como o NAV está criando uma rede de voluntários, queremos aproveitar para cadastrar cada um de vocês para futuras ações no município”, explicou.

Os voluntários atuarão no primeiro atendimento à população, que é a recepção, auxílio no cadastramento e triagem, além de orientar e conduzir os atendidos no local do evento, Parque de Exposições Deputado Renê Barbour. Assim, os 170 formandos serão divididos em grupos de trabalho, que se revezarão ao longo dos dias de programação.

Quem ficou animado com a oportunidade foi Luis Carlos Mariano, de 53 anos. O vigilante noturno sempre gostou de ajudar as pessoas e não consegue ficar parado, mesmo nos dias de folga do trabalho. O mais novo voluntário da Caravana da Transformação usará o tempo livre em benefício de sua cidade. “Agora eu sou voluntário e estamos aí para ajudar no que precisar”, disse, todo orgulhoso.

O curso

Com uma carga horária de 12 horas-aula, o curso foi dividido em quatro módulos: primeiros socorros, noções de combate a incêndio, noções de Defesa Civil e noções de voluntariado. Três turmas foram formadas durante três dias de atividade.

De acordo com o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Abadio José da Cunha Júnior, o curso de voluntários também é um ganho para o município, já que os formandos estão aptos a lidar com situações de emergência. Além disso, a formação pode ser um diferencial no mercado de trabalho. “Muitas empresas se interessam por profissionais que podem comprovar que atuam no trabalho voluntário”.

Já o secretário municipal de Saúde, Egberto de Barros, fez questão de lembrar o quanto a ação dos voluntários contribuirá com o bem-estar da população do município. “Não existe saúde se não houver a participação da sociedade”.

+ Acessados

Veja Também