De acordo com a atual administração, nesta quarta-feira (30.03), o pecuarista Fábio Barros (52), declarou por meio de sites de notícias que havia se cansado de esperar a Prefeitura agir à reforma da ponte de 18 metros de altura e 50 metros de comprimento sobre o Rio Prata (Tadarimana). Conforme a matéria, Fábio Barros teria assumido a responsabilidade da construção da ponte. Em contato com a prefeitura, em nenhum momento o referido proprietário procurou a atual gestão para discutir sobre o assunto. “Estamos falando da máquina pública, já que a ponte e a estrada estão sob prerrogativas do serviço público”, apontou a assessoria jurídica.
Segundo a atual administração, a ponte localizada na divisa entre os municípios de Guiratinga e Pedra Preta, antes do atual prefeito assumir já existia um acordo para a reconstrução. “Na época o ex-prefeito Bolinha (Guiratinga) e o ex-prefeito Ná (Pedra Preta) buscaram uma parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que entraria com uma parte da obra, o deputado Thiago Silva colocaria uma emenda e os dois municípios entrariam com aportes financeiros dentro da capacidade de cada um”, esclareceu o prefeito de Guiratinga Barga Rosa.
Em 2019, logo depois que o atual gestor assumiu, participou de duas reuniões na Sinfra em Cuiabá. Na primeira um acordo foi firmado para revisar o projeto providenciado pelo pecuarista com apoio de outros proprietários da região, o projeto então foi refeito e protocolado. Já na segunda reunião, quando o prefeito foi comunicado que o projeto teria que ser refeito devido mudanças nas normas técnicas da Sinfra, à exemplo da largura da ponte que passou a ser de 4,5 mts, o engenheiro contratado pelo pecuarista não concordou em fazer as alterações.
Dentro da legalidade o prefeito conta que determinou a licitação de um profissional para a elaboração do projeto, incluindo um projeto de ponte de concreto para a Taboca e dois projetos urbanos. “Não fizemos e não vamos fazer vista grossa para nenhuma necessidade da nossa população, mas essa é a burocracia que não podemos fugir na área pública”, ratificou o prefeito.
Conforme Barga Rosa, contrário ao que está sendo veiculado, o projeto da ponte está em fase de licitação. “Só para se ter uma ideia em 2019 esse projeto estava orçado em R$ 1,6 milhão, hoje ultrapassa R$ 2, 5 milhões. Estamos sendo orientados pela Sinfra, e aguardamos a emenda do deputado Thiago Silva que corresponde a 40% da obra, a Sinfra deve entrar com aporte de 50% e os municípios de Guiratinga e Pedra Preta com o restante”, explicou Barga Rosa.





