Prefeitura garante segurança, saúde e foca no pequeno produtor rural durante a 47ª Exposul

Prefeitura garante segurança, saúde e foca no pequeno produtor rural durante a 47ª Exposul
Foto: Matusalem Teixeira

Nesta segunda-feira (5) terá início a maior feira de agronegócios de Rondonópolis. A abertura da 47ª Exposul ocorre às 19h no Salão Adolfo Thadeu, no Parque de Exposições, com a participação do prefeito Zé Carlos do Pátio.

Para esta edição, a Prefeitura preparou ações especiais durante os dias da exposição. Buscando levar ao público tranquilidade, novidades e segurança, várias secretarias participam do evento diretamente, como Saúde, Agricultura e Pecuária, Cultura, Meio Ambiente e Transporte e Trânsito. O apoio para a maior festa de Rondonópolis acontece por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, Milton Mutum, ressalta que a Exposul é o evento mais importante da cidade gerando negócios, empregos e arrecadação em impostos para o município, o que vai impactar diretamente nos serviços prestados para a população em áreas fundamentais como Saúde, Educação, Infraestrutura e manutenção dos serviços públicos em geral.

Conforme os dados do Desenvolvimento Econômico, em 2018, os negócios feitos durante a feira geraram uma arrecadação de cerca de R$ 110 milhões aos cofres municipais, por meio do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e do ICMS, cujo 25% do valor recolhido retorna ao município. “A expectativa para este ano, com as negociações feitas durante a feira, é de que o município possa arrecadar em torno de R$ 150 milhões”, destaca Milton Mutum.

Além do retorno em arrecadação, a 47ª Exposul deve gerar mais de dois mil empregos temporários, o que contribui para a movimentação de toda a economia local, gerando efeitos positivos para vários setores, como comércio e serviços, bem como para a agricultura familiar e o agronegócio.

“A parceria da Prefeitura para a realização do maior evento de Rondonópolis é de suma importância, já que a arrecadação em impostos vai impactar diretamente nas ações públicas municipais para a melhoria de vida da população rondonopolitana”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Outro benefício, que vai atingir diretamente pessoas que necessitam de auxílio social, é a arrecadação de alimentos que acontece nos dois primeiros dias da festa (segunda e terça) para os shows católico e gospel. Os alimentos doados em troca da entrada no evento são posteriormente distribuídos para instituições que atuam com o trabalho social em Rondonópolis.

Para atender o público que irá frequentar a feira, a Prefeitura está montado estandes como o da Saúde e o da Agricultura e Pecuária. A intenção é ofertar serviços, orientações, bem como contribuir para que o público aproveite a festa com tranquilidade.

No estande da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária o agricultor familiar será o foco. Serão comercializados produtos advindos dos pequenos produtores rurais da cidade, apresentado como funciona o sistema de produção de produtos hidropônicos e alternativas de métodos para a maior produção em piscicultura.

Em parcerias, a Agricultura e Pecuária também levará informações aos agricultores. Junto com a Empaer ocorre a vitrine sobre inovações em sistemas de plantio de várias culturas. Já com a Agrofito, será apresentado aos pequenos produtores, como é e como funciona o trator que pode ser adquirido por meio de financiamento no programa Mais Alimento do Pronaf.

A Saúde, que também terá um estande na feira, irá atender o público com várias ações, orientações e cuidados. A Vigilância Sanitária já vem trabalhando antecipadamente com a promoção de uma capacitação sobre o manuseio correto de alimentos com os participantes do evento e também estará presente com fiscalizações que visam garantir a segurança na saúde dos participantes.

Um posto de saúde ficará montado na 47ª Exposul para atender aqueles que necessitarem que auxílio médico. Testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV estarão disponíveis, além de serem distribuídos preservativos e lubrificantes.

A Saúde manterá o suporte técnico para eventos de massa, que envolve a rede para atuar em casos de problemas de saúde como intoxicações, tanto alimentares como por fumaça, e envenenamentos, entre outros. Esse projeto é fundamental em grandes eventos para que se esteja programado para atender um grande público caso haja alguma intercorrência que afete a saúde dos participantes.

O evento

A 47ª Exposul tem início da segunda (5) e segue até sábado (10), com palestras para os agricultores, possibilidade de negócios com a participação de inúmeros expositores, além de shows gospel, católico e sertanejos com cantores de renome nacional.

Ainda neste sábado (3), acontece a tradicional Cavalgada percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.