Prefeitura firma parceria com o Sindicato Rural para realização da 47ª Exposul

Diego Utida

A Prefeitura de Rondonópolis será parceira da 47ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul), que acontece de 05 a 10 de agosto no Parque de Exposições Governador Wilmar Peres de Farias. A formalização do apoio ocorreu durante reunião, na tarde desta quinta-feira (4), no Palácio da Cidadania, entre o Prefeito Zé Carlos do Pátio e o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Arruda.

Considerada uma das maiores do país no segmento, a feira, organizada pelo Sindicato Rural, será lançada oficialmente na próxima sexta-feira (5). A Exposul concilia a parte técnica e entretenimento. Tem na sua programação, além de diversos shows musicais com artistas nacionais e outras atrações para o público geral, palestras voltadas para o produtor rural, debates, difusão de conhecimento, leilões, exposição de animais, venda de máquinas e implementos agrícolas.

Durante a assinatura do convênio, que foi autorizado pela Câmara de Vereadores, o prefeito Zé Carlos do Pátio destacou que, além de fomentar a economia local, o evento é momento de lazer para população e uma vitrine que mostra todo o potencial econômico da cidade, “que não se enverga diante das crises’.

Zé do Pátio lembra que, enquanto muitas feiras e exposições agropecuárias tradicionais no Brasil, inclusive em cidades importantes de Mato Grosso, estão deixando de ser realizadas, diante das dificuldades econômicas, Rondonópolis “continua de cabeça erguida, graças a determinação da diretoria do Sindicato Rural, realizando a nossa Exposul. Então, o município não poderia deixar de apoiar, de ser parceiro do nosso Sindicato Rural neste evento, que promove conhecimento técnico, gera empregos, renda e lazer para nossa população”, ressalta o prefeito.

A estimativa é de que, além de aquecer diversos seguimentos econômicos, são gerados durante os dias da festa cerca de dois mil empregos, entre diretos e indiretos. O presidente do Sindicato Rural, Aylon Arruda, destaca que o apoio da prefeitura de Rondonópolis é de “suma importância” para realização da 47ª Exposul, “que promete ser a maior e melhor de todos os tempos”. Segundo ele, a Exposul, que cresceu junto com Rondonópolis e tem um grande alcance socioeconômico, não é um evento do Sindicato Rural, pertence a cidade.

O apoio da Prefeitura possibilita que os portões da feira estejam abertos nos dois primeiros dias do evento, ocasião em que serão apresentados shows religiosos, com arrecadação de alimentos não perecíveis a serem distribuídos a entidades filantrópicas da cidade.